O transporte de ar úmido do mar para o continente e a atuação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em níveis baixos e médios da atmosfera mantêm o tempo instável em Blumenau neste domingo (11/09/22).
No decorrer do dia, o céu varia entre nublado e encoberto e períodos de melhoria se alternam a momentos com chuva. Entre a manhã e à tarde a chuva é fraca e mal distribuída (chuvisco), mas ganha intensidade à noite.
Devido a espessa cobertura de nuvens, a temperatura pouco varia e a máxima não deve passar de 21°C. Neste momento (10h10), faz 18,8°C enquanto a mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 9h, quando fez 17°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,11 m e a umidade relativa do ar em 73,5%. Vento fraco de nordeste/leste.
Segunda-feira (12)
O tempo pouco muda. A formação de um sistema de baixa pressão entre SC e o RS seguem mantendo o céu encoberto e com condição para chuva de intensidade fraca a moderada com alguma trovoada a qualquer momento do dia. Não se descarta a condição para pancadas de chuva intensa em curto espaço de tempo.
Mais uma vez, a nebulosidade faz com que a temperatura pouco varia durante o dia (baixa amplitude térmica), com mínima próxima de 17°C e máxima de 20°C. Vento fraco do quadrante leste.
Terça-feira (13)
Na madrugada, ainda há condição para chuva fraca e isolada. Mas já durante a manhã a nebulosidade diminui e o sol aparece entre nuvens, contribuindo para a rápida elevação da temperatura e a sensação de abafamento à tarde.
Ao final da tarde, retorna a condição para pancadas isoladas de chuva devido a atuação de perturbações em níveis médios da atmosfera. A temperatura mínima não fica abaixo de 17°C, enquanto a máxima pode chegar a 27°C. Vento fraco sudeste/leste, passando a noroeste.
Quarta e quinta-feira (14)
A formação e atuação de um centro de baixa pressão entre SC e o PR mantém o tempo instável em Blumenau. Nestes dois dias, o céu varia entre nublado e encoberto e há condição para chuva de intensidade entre fraca e moderada isolada alternada a períodos de melhoria. Além disso, a temperatura segue amena.
Fonte: AlertaBlu