Até o final da tarde desta terça-feira (6/09/22), a prefeitura de Blumenau tinha mantido o Desfile Cívico do Dia da Independência do Brasil. Mas depois emitiu uma nota cancelando por causa da previsão de chuva.
O evento estava previsto para iniciar às 9h desta quarta-feira (7/09/22) na Rua 15 de Novembro, no Centro, onde cerca de 4 mil pessoas iriam participar em 75 atrações. Como nos outros anos, os participantes sairiam da Rua Namy Deeke e seguiriam até a Alameda Rio Branco.
Em função do desfile cívico, a Rua Floriano Peixoto estaria fechada para o trânsito a partir das 20h desta terça-feira (6), incluindo a Rua 15 de Novembro e suas transversais a partir das 22h.
Os grupos iriam se concentrar nas ruas 15 de Novembro; Namy Deeke; Presidente Getúlio Vargas; Padre Roberto Landell de Moura; pista da esquerda da Avenida Castelo Branco (Beira-Rio); Presidente John Kennedy; Professor José Ferreira da Silva; pista da esquerda da 7 de Setembro a partir da Alameda Rio Branco até o Angeloni e parte da Alameda Rio Branco – entre as ruas 7 de Setembro e 15 de Novembro. Com o cancelamento feito no final da tarde, as ruas não serão fechadas ao trânsito e o fluxo funcionará normalmente.
Atrações
Entre as principais atrações do 7 de Setembro, estavam previstas a banda do 23º Batalhão de Infantaria (23º BI), associações de veteranos do batalhão, corporação da Polícia Militar, além de escolas, bandas e fanfarras das unidades de ensino.
Integrantes de clubes da cidade, grupos de escoteiros e de jovens, além da Defesa Civil sempre fazem parte do evento. As pessoas que participam das atividades desenvolvidas pelo Fórum dos Movimentos Sociais e Fórum dos Trabalhadores de Blumenau, também iriam desfilar.
Gaspar e Indaial cancelaram os desfiles
De acordo com o AlertaBlu, entre a madrugada e o início da manhã, está prevista chuva mais persistente, com intensidade fraca a moderada. Já no restante do dia, ela ocorre com intensidade mais fraca e alternada a períodos de melhoria (momento de céu encoberto e sem chuva).
Na tarde desta terça-feira (6), as prefeituras de Pomerode, Gaspar e Indaial preferiram cancelar os seus desfiles. As autoridades querem evitar que as crianças e adolescentes que participam desta atividade fiquem expostas às intempéries do clima.
Em Indaial, haverá uma cerimônia com hasteamento das bandeiras às 7h na Praça da Prefeitura. Serão executados os Hinos Nacional e da Independência pela Banda Municipal Prefeito Werner Pabst, além da participação do Grupo de Escoteiros Duque de Caxias.
Já em Gaspar, nenhuma cerimônia em especial foi informada. As unidades escolares seguem em Setembro com atividades alusivas ao bicentenário da Independência do Brasil.
Pomerode vai transferir o desfile para o feriado de 15 de novembro, data que celebra a Proclamação da República.