As equipes do Programa de Combate à dengue da Prefeitura de Blumenau estão utilizando um drone para fiscalizar locais com focos do mosquito Aedes aegypti. Os agentes de endemias também fazem um mapeamento das regiões com focos e pacientes contaminados, por meio de mapeamento por geolocalização.
Mais de 110 servidores seguem vistoriando residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos do mosquito. Em áreas de difícil acesso os agentes utilizam um drone para verificar imóveis. Nos casos em que as equipes identificam focos, são feitos cadastros no sistema da Prefeitura para monitoramento da região. O mesmo cadastro é feito para monitorar os pacientes com a doença.
Casos de Dengue em Blumenau
Blumenau registrou na terça-feira (7/06/22), um total de 4.995 casos confirmados de Dengue na cidade. O número representa 1.235 a mais do que registrado na última terça-feira, dia 31 de maio, quando o município contabilizava 3.760 casos da doença – o que representa um aumento de 32,85% em uma semana.
Neste ano são 11.232 notificações. Destes, já são 4.920 casos autóctones, ou seja, contraídos em Blumenau. Outros 5.142 são considerados suspeitos e aguardam resultado de exame. Até o momento, a cidade totaliza 2.791 focos do mosquito Aedes aegypti.
Internações
Até ontem (7), havia cinco moradores internados em hospitais da cidade com suspeita de Dengue. Desse total, todos estão em Enfermaria. Até agora, o Blumenau totaliza dois óbitos por Dengue no município.
Entulhos são potenciais locais para focos do mosquito
Desde abril, Blumenau recolheu mais de 250 toneladas de entulhos em vários bairros da cidade. Conforme demanda, as equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) são acionadas para recolher materiais e entulhos em locais específicos.
Veículo para aplicação do “fumacê”
Foto: Marcelo MartinsNa sexta-feira (10), será feita aplicação de fumacê na região da Rua São Ludgero, uma transversal da Rua 25 de Julho, no bairro Itoupava Norte. Ação deve iniciar 7h e seguir até 9h da manhã.
O carro da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE/SC) fará um trecho na contramão, porque o veículo é adaptado para aplicação do produto somente para o lado direito. Especialmente neste local, a ação será acompanhada pelos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Mediante as condições climáticas o serviço poderá ser transferido para outra data.
Descarte de móveis e eletrodomésticos
Em Blumenau, os moradores podem fazer o descarte de móveis e eletrodomésticos da linha branca por meio da Central de Resíduos Sólidos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), localizada na Rua Edmundo Ewald, nº 177, no bairro Salto Norte.
No local, a equipe dá a destinação correta para cada tipo de resíduo. O serviço não tem custo. Mais informações podem ser obtidas diretamente pelo telefone 115 do Samae.