“A postura de todo o grupo na competição mostrou que, só é questão de tempo, para que venham melhores”. Essa é a avaliação de Vanderlei de Oliveira, treinador da Associação Blumenau de karate/Barão/Arawaza/Norte Shopping/Neumarkt Shopping/Ipiranga/SME , sobre o desempenho da equipe na Taça Santa Catarina de karate. A disputa aconteceu no último sábado (21/05/22), no Ginásio do Vasto Verde, em Blumenau.
Com a participação de 32 atletas, a equipe da cidade ficou com o vice-campeonato da competição, que reuniu mais de 25 equipes de todo o Estado, além da equipe de Maringá (PR).
“Não estivemos com o grupo completo na competição, mas mesmo assim, a diferença na pontuação, em relação à equipe que ficou em primeiro lugar, foi pequena. Isso mostra, que as mudanças implementadas nos treinos estão começando a aparecer”, destaca o treinador. Tarcísio Silva, da comissão técnica da ABK.
Pela categoria Sênior, a equipe blumenauense foi o destaque da competição. Thiago Schmidt, por exemplo, foi campeão no Kumitê até 60 kg, enquanto Welton Barbosa ficou com a medalha de ouro no Kumitê até 85 kg. No feminino, Gabriela Mendes, até 68 quilos e Marcia Mafra, no Open, foram campeãs nas respectivas categorias.
Maike de Oliveira, também da comissão técnica da ABK, destaca a postura do grupo no campeonato. “O comprometimento foi um dos pontos chave para o bom desempenho. Além disso, tivemos melhoras técnicas de vários atletas”, comemora a treinadora, citando, por exemplo, o primeiro ouro de Lorenzo Rossi e Joaquim Montibeller, ambos pela categoria Infantil, em um torneio estadual.
Dos experientes, Luisa Klettenberg retornou às competições com o primeiro lugar no Kumitê Sub-21 até 68 quilos; Eduardo Oliveira, campeão na Sub-14 até 40 quilos e Caio Lessa, ouro pela Sub-14 acima de 50 kg.