Uma mobilização foi realizada no último sábado (23/04/22) para eliminar materiais e entulhos do Parque Florestal da Vila Bromberg, no bairro Escola Agrícola, em Blumenau. Segundo a prefeitura, mais de 60 toneladas de entulho foram retiradas de uma única área. Desde o início de abril, mais de 180 toneladas foram recolhidas pelas equipes da Prefeitura.
Um maquinário da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) auxiliou as equipes a recolher os entulhos da área de preservação que foi desocupada no fim do ano passado. Entre os itens recolhidos estão utensílios domésticos, móveis para descarte, madeiras e embalagens plásticas. Aproximadamente 20 equipes seguem fazendo o trabalho de recolhimento de materiais.
O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, lembra que para controlar a proliferação do mosquito aedes Aegypti é preciso que toda a população faça sua parte. São ações simples como eliminar materiais de seus quintais para minimizar a chance de acumular água em reservatórios que possam ser usados pelo mosquito para se reproduzir. Uma única fêmea do mosquito pode reproduzir entre 400 a 600 ovos, em 35 dias de vida.
Mutirões no Garcia e Itoupava Norte
Nesta segunda-feira (25), as equipes iniciaram mutirão na região da Rua Engenheiro Odebrecht, no bairro Garcia, para recolhimento de materiais descartados pelos moradores. No dia 27 de abril, a força-tarefa segue na região da Rua 25 de Agosto e São Valentim, no bairro Itoupava Norte. Nos próximos dias, novas ações serão estruturadas e anunciadas pela por meio da Sala de Situação.
A Prefeitura orienta que os moradores destas localidades que tenham materiais e entulhos para descarte, poderão colocar os itens na frente de seus imóveis para recolhimento, seguindo o cronograma de coleta. O poder público ressalta que a colocação dos materiais não deve interromper a passagem de pedestres nos passeios públicos, assim como de veículos nas ruas do município.
Agentes Contratados
O Programa de Combate à Dengue iniciou a capacitação de 50 novos agentes de endemias, contratados pela Prefeitura. Na próxima segunda-feira, dia 2 de maio, os servidores contratados já estarão aptos a integrar as equipes que fazem orientação e fiscalização para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya.
Boletim Dengue em Blumenau
A partir dessa terça-feira (26), Blumenau vai intensificar a divulgação de boletins semanais sobre os casos de Dengue na cidade. O objetivo do poder público é apresentar o número de contaminados, total de focos, número de notificações, casos suspeitos e quantidade de pacientes internados nos hospitais da cidade. Além disso, o boletim trará uma relação dos bairros com mais focos do mosquito. Os dados serão divulgados toda terça-feira, no período da manhã.
Fonte: Prefeitura de Blumenau