O Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia da FURB (LDTT) recebeu na manhã de terça-feira (4/11) a visita de representantes da empresa de softwares inglesa TPP. O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento do sistema Pronto, projeto desenvolvido pelo LDTT e que visa a integração das unidades de saúde de Blumenau por meio de um prontuário eletrônico único de pacientes.
A empresa é responsável, na Inglaterra, pelo desenvolvimento e administração do sistema de prontuário eletrônico SystmOne, que opera no serviço de saúde inglês, o National Health Service (NHS) desde 1999. Os representantes estavam em visita comercial no estado do Ceará quando souberam do trabalho desenvolvido no LDTT da FURB direcionado a saúde.
O coordenador do Laboratório, professor doutor Mauro Marcelo Mattos, recebeu a comitiva e destacou a reação positiva dos ingleses ao conhecerem o sistema Pronto. Segundo ele, “o grupo se mostrou surpreso pela qualidade do trabalho que desenvolvemos, haja visto que na Inglaterra eles desenvolvem um esquema de prontuário único semelhante ao que estamos desenvolvendo. Esperamos que este primeiro contato possa resultar em desdobramentos e até uma possível parceria no futuro”, afirmou.
O SystmOne e o Pronto
Criado pela TPP em 1999, o SystmOne busca a integração de todas as unidades de saúde ligadas ao National Health Service (NHS), o sistema único de saúde inglês. O modelo reúne informações detalhadas de todos os pacientes atendidos pelo NHS, procurando assim dinamizar o acesso a dados específicos sobre medicação, consultas marcadas, médicos visitados, doenças tratadas e outros.
Vale lembrar também que o NHS, criado na Inglaterra durante o pós-guerra (1948), é uma das referencias em saúde pública no mundo, tendo servido como base para a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, em 1988.
O Pronto, assim como o SystmOne, busca a integração das unidades de saúde de Blumenau, de hospitais a postos de saúde, unificando os dados dos usuários em um prontuário eletrônico único. Criado em agosto de 2011 pelo Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT) da FURB, o sistema busca otimizar os recursos aplicados na área e melhorar a qualidade do atendimento e dos processos no setor.
Atualmente, 26 unidades e 30 equipes de saúde do município estão integradas através do sistema. Em breve, também finalizam no LDTT a fase de testes para o funcionamento em laboratórios, buscando a agilidade no processo de autorização de exames clínicos. A fase piloto de campo dos testes deve iniciar nos próximos dias, no laboratório do Hospital Santa Isabel.
via FURB | Texto: Aristheu Formiga – André Luiz Bonomini