Na noite desta quinta-feira (17/02/22) morreu o menino que tinha engolido um apito e foi salvo pelos Bombeiros Militares em Navegantes (SC). Ele estava internado na UTI do Hospital Pequeno Anjo, de Itajaí, para onde foi levado logo após o incidente.
Em um gesto nobre, neste momento tão triste, a família autorizou a doação dos órgãos da criança. Assim, de alguma forma, parte dele estará viva.
Relembre o caso
Por volta das 16h34 deste sábado (12) o pai entrou no batalhão dos Bombeiros Militares em Navegantes (SC) segurando o filho inconsciente nos braços. Ele disse que o menino tinha engolido um apito e perdeu os sentidos.
Os socorristas constataram que a criança ainda tinha pulso, mas já apresentava cianose nas extremidades, causado pela má oxigenação. Por muita sorte, o médico que faz parte da equipe do helicóptero Arcanjo 03 estava no quartel naquela hora.
Foram iniciados os procedimentos de reanimação cardiopulmonar. Em determinado momento, a criança expeliu um objeto plástico e cilíndrico com aproximadamente 2 mm de espessura e 3 cm de comprimento. Parecia ser uma espécie de apito que fazia parte de algum brinquedo.
Após 45 minutos de massagem torácica, medicação e oxigenação forçada, o médico constatou que o menino voltou a respirar sozinho e os batimentos cardíacos retornaram ao normal. Depois que o estado de saúde foi considerado estável, o menino foi conduzido com o apoio da equipe aeromedica ao Hospital Pequeno Anjo de Itajaí.