Devido ao aumento dos casos de Covid-19, a Prefeitura de Blumenau ampliou o horário de ligações da Central de Monitoramento Covid-19. Esse tipo de atendimento é quando profissionais de saúde ligam aos pacientes infectados para buscar informações sobre seu estado de saúde.
O horário que habitualmente era das 8h às 17h foi estendido até as 22h para que médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) consigam atender a demanda.
Neste sábado (15/01/22), as equipes atuarão das 8h às 16h. Na próxima semana os servidores seguirão fazendo ligações em horário ampliado. O horário estendido seguirá sendo adotado até que seja necessário para atender à alta demanda.
O telefone usado pela Central de Monitoramento inicia sempre com 3381, que é o telefone da prefeitura, e o final altera de acordo o ramal utilizado pelo profissional. Durante as ligações os servidores fazem perguntas sobre o quadro clínico dos pacientes. A medida permite que as pessoas recebam orientação do profissional de saúde durante o período de isolamento.
Vale ressaltar que a Central de Monitoramento não solicita qualquer dado bancário ou informações financeiras do usuário.
Atendimento Rápido Covid-19
Os Ambulatórios Gerais (AG) seguem oferecendo atendimento aos casos suspeitos de Covid-19. Durante a semana, os AGs da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h. Já os AGs Centro e Escola Agrícola, atendem das 7h às 20h.
Neste sábado e domingo (15 e 16), o atendimento para sindromes gripais (Covid-19) acontecerá exclusivamente nos AGs Velha, Garcia e Itoupava das 7h às 18h. Já os demais Ambulatórios Gerais Escola Agrícola, Badenfurt, Centro e Fortaleza atenderão exclusivamente agenda de vacinação nos dois dias.
As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também oferecem atendimento para casos suspeitos de Covid-19. O endereço e horário de atendimento das unidades habilitadas você conferir clicando aqui. A medida segue orientações do Governo do Estado, para que o serviço faça parte do rol de atendimentos da atenção básica de saúde.
Fonte: Prefeitura de Blumenau