Cobertura: Marlise Cardoso Jensen, Nikolas Jensen e Elisa M. Woehl Andrade
Neste vídeo você acompanha mais uma edição da Laternenlaufen, ou seja, Caminhada das Lanternas. O tradicional evento é realizado no outono alemão, quando as pessoas se reúnem com lanternas e andam em procissão pelas ruas após o anoitecer.
Em muitas regiões da Alemanha, está relacionado ao dia de São Martinho, celebrado em 11 de novembro na igreja católica. Já na religião protestante, o nome muda o Martinisingen (a cantoria à Martin), feita em homenagem ao reformador Martin Luther no dia de seu nascimento: 10 de novembro.
Aqui em Blumenau, a Caminhada das Lanternas é realizado desde 2018 pelos pais do pequeno Ludwig, de apenas 4 anos, que moram na Rua Gustavo Bener, no bairro Velha. Foi naquela localidade que 17 crianças seguiram por 200 metros acompanhados de seus pais na última sexta-feira (12/11/21).
A trilha percorria um bosque às margens do Ribeirão Velha, continuando pela via e terminando na casa do casal Lili e Evandro Müller. A maioria dos casais que acompanharam a caminhada se conheceram no curso de gestantes no Hospital Santo Antônio. Outros são amiguinhos da creche próxima da residência dos Müller. Tudo foi agendado pelo WhatsApp.
Durante o trajeto iluminado por materiais reciclados confeccionados pelas famílias, era tocada com duas flautas a tradicional música “Ich gehe mit meiner Laterne / Martinslieder” (Eu ando com a minha lanterna).
No final, a recompensa veio em um baú repleto de pirulitos, balas, chocolates e outras guloseimas. A brincadeira terminou com uma confraternização com direito a bolos, cucas, sucos, café, além de outras delícias. Tudo ocorreu de forma colaborativa, ou seja, os pais trouxeram junto.