Neste 22 de Setembro de 2021, Dia Mundial sem Carro, dados divulgados no site da prefeitura de Blumenau chamam a atenção. Nos últimos 10 anos, a frota de veículos emplacados na cidade aumentou cerca de 30%, chegando a quase 276 mil veículos neste ano.
Segundo o último IBGE 2021, Blumenau tem uma população estimada em 366.418 habitantes, sendo 247 mil deles aptos a votar. São quase 30 mil veículos a mais do que o número de eleitores. Nessa conta não estão incluídos os veículos de outras cidades que circulam na cidade e também impactam na fluidez do trânsito.
Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron, diversas obras estruturantes vêm ocorrendo em todas as regiões, com foco nos vários modais de transporte, para absorver a demanda de deslocamentos, melhorar a mobilidade e inibir o uso exclusivo de veículos. “Todas as obras estruturante para mobilidade urbana possuem foco precípuo na segurança do trânsito, e no incentivo ao uso de transporte coletivo e transporte ativo (bicicleta e calçadas), além de avaliarmos diariamente formas de desenvolver o crescimento ordenado da cidade, de forma a reduzir os deslocamentos de pessoas”, avalia.
Entretanto, para combater o crescimento desordenado da frota de veículos, além das ações do Poder Público, é necessário amadurecer a ideia e avaliar a flexibilização de horários e de meios de transporte. “A pandemia nos ensinou que o regime de home office funciona e pode ser adotado ou mesclado como um sistema híbrido. Horário de expediente e meios de transporte alternativos também deve ser considerado a fim de evitar engessamento do sistema viário”, analisa Boron.
Transportes alternativos
A prefeitura alega que entre as alternativas palpáveis que o município tem buscado, está a expansão da malha cicloviária, que nem sempre tem continuidade. O poder público também destaca que houve melhoria das calçadas para acessibilidade de pedestres e os corredores de ônibus.
Com as obras em andamento no Corredor Sul, na região Norte, entre outras, estão sendo ampliados 25 km de pista destinada aos ciclistas. Até o final de 2022 a projeção do município é alcançar 138 km de extensão de ciclovia.
Já a ascensão da faixa destinada ao transporte coletivo também segue em crescimento com a implantação de corredor de ônibus em trechos das ruas Amazonas, Hermann Huscher e Rua 7 de Setembro, no trecho entre o Terminal da Proeb até a Rua João Pessoa. A projeção da Prefeitura é atingir a marca de 25 km de pista ao ônibus até o final de 2022.