quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioVale do ItajaíItajaíAplicativo oferece recompensa para a mobilidade sustentável em cidade de SC

Aplicativo oferece recompensa para a mobilidade sustentável em cidade de SC

Será a primeira da América Latina a ter essa plataforma, que oferece vantagens para quem usa o transporte público, a bicicleta ou faz os trajetos a pé.

A partir desta quarta-feira (22/09/21), no Dia Mundial sem Carro, entra em operação o aplicativo MovItajaí, baseado na plataforma portuguesa AYR. O sistema conta com um sistema de recompensas para o cidadão que deixar seu veículo em casa e escolher opções sustentáveis de mobilidade, como o transporte público, a bicicleta e também caminhadas.

Será a primeira cidade na América Latina a fazer parte do ecossistema apoiado pelo Pacto Global da ONU dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e pela gigante da tecnologia Google, junto com cidades como Nova York (EUA), Copenhague (Dinamarca) e diversas localidades de Portugal. Recentemente a plataforma venceu o prêmio de inovação e sustentabilidade da União Europeia, o New European Bauhaus, na categoria lifestyle.

Com o AYR, os usuários são recompensados por evitar emissões de gás carbônico na atmosfera ao escolherem um meio de transporte sustentável. Ao registrar seu deslocamento dentro do aplicativo MovItajaí, que conta também com informações de pontos de parada e localização dos ônibus em circulação na cidade, o cidadão recebe um AYR-Itajaí a cada 100g de CO2 evitadas, para utilizar na rede local de comerciantes e prestadores de serviços. A moeda digital também poderá ser convertida em reais no futuro e terá cotação variável definida pelo mercado, com valor atual estimado entre R$ 0,10 e R$ 0,15, mas com tendência de crescimento, acompanhando índices globais.

Além de contribuir para a despoluição do ar, o MovItajaí também promove um ciclo positivo, com impactos na mobilidade urbana e na economia local. Ao recompensar os cidadãos que adotem meios de locomoção alternativos ao automóvel particular, será possível reduzir o trânsito na cidade e ainda gerar uma nova fonte de receita para as empresas locais que recebam pagamentos em AYR-Itajaí. A estimativa é alcançar 20 mil usuários ainda em 2021.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS