O Procon de Blumenau orienta a população para um novo golpe na cidade. Desta vez, ao contrário de usar um e-mail ou WhatsApp, o consumidor recebe uma intimação em sua residência, solicitando ao contribuinte a regularização de dados cadastrais. De acordo com o órgão de defesa, as informações apresentadas na correspondência contam com o logomarca e o nome da Receita Federal, induzindo o cliente a realizar a atualização dos dados bastando acessar o endereço eletrônico disposto no documento.
O Procon esclarece que trata-se de uma nova forma de golpe, salientando que em nenhum momento a Receita Federal faz o envio de correspondências à população, configurando-se portanto em um documento falso. Por isso, o órgão de defesa alerta que, para fins de consulta, download de programas ou mesmo alterações de dados, os consumidores devem fazer o procedimento somente pelo site oficial da receita, no endereço receita.economia.gov.br.
O coordenador geral do Procon de Blumenau, André Moura da Cunha, destaca que caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas unidades da Receita Federal. Nenhum outro site ou endereço na Internet está habilitado a fazer procedimentos em nome da Receita Federal. “A orientação ao contribuinte é de que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado”, esclarece. “Caso o faça, estará sujeito a vírus que podem roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais”, reforça.
Negociações de dívidas
Outro golpe comum e que foi aprimorado pelos golpistas refere-se à negociação de dívida. O Procon sugere cuidados com ligações e mensagens que ofereçam negociações de dívidas muito atrativas.
Com o número de CPF das pessoas, os criminosos identificam dívidas e entram em contato com as vítimas, oferecendo falsas negociações de pagamento. Esse contato é feito tanto via telefone, como por WhatsApp, onde os golpistas se passam por alguma empresa credora, Oferecem condições vantajosas para que a pessoa quite a dívida e quando aceita, a pessoa recebe um boleto para pagamento, que neste caso também é falso.
De acordo com o Procon, esse golpe é comum e chamado de “golpe da renegociação”. A orientação neste caso é de que ao receber ligações desta natureza, o consumidor deve fazer contato antes com a empresa exclusivamente pelos seus canais oficiais, questionando sobre a ligação, bem como da oferta de renegociação da dívida.
“Antes de confirmar o pagamento de qualquer boleto bancário, confira todos os dados e verifique se o boleto contém informações como data de vencimento, CNPJ e nome do beneficiário”. Para maior segurança, deve conferir se o CNPJ informado é o mesmo da empresa que você teve contato e se houver dados divergentes e aparecer nomes de terceiros, não deve concluir a operação, alerta André.
O Procon de Blumenau atende na Avenida Presidente Castelo Branco, 1243, no Centro, durante a semana, das 9h às 16h, sem fechar para almoço. Devido à pandemia e cumprimento de decreto, os consumidores só serão atendidos se estiverem de máscaras. O consumidor pode também antes de ir até o local, utilizar da ferramenta WhatsApp pelo numero (470 9.9920-0083 para o envio de dúvidas e denuncias por meio de mensagens escritas. Ainda, caso prefira, o consumidor poderá fazer contato pelo 151.
Por Joni César [SECOM/BNU]