O problema do efetivo na área de segurança parece nunca ter fim em Blumenau. Enquanto a comunidade ficou feliz ao receber 38 novos policiais militares que agora fazem parte do efetivo do 10° Batalhão, 30 que estavam na unidade pediram transferência. Ou seja, na prática teremos apenas oito novos.
Os motivos da saída são variados, mas a maior parte querem próximos de seus familiares, como apurou a redação de OBlumenauense. O total que veio para a cidade é quase a metade dos 60 policiais prometidos pelo Governador Carlos Moisés.
Uma solenidade restrita aos oficiais da PM e à imprensa recepcionou os novos soldados no início da tarde desta segunda-feira (19/04/21). O Tenente Coronel Cleber Pires, comandante do 10º BPM, deu as boas vindas e destacou os objetivos almejados com os novos policiais.
Em seguida os oficiais apresentaram as modalidades de policiamento utilizadas na cidade, com ênfase às ações de prevenção a violência doméstica, familiar e contra a mulher, além da segurança viária.
Na palestra de recepção, também foram destacados os aspectos sociais, econômicos e geográficos do município, para contextualizar a realidade da segurança pública da região. Na oportunidade foi mostrado o plano de comando e as estratégias policiais para a redução dos índices de criminalidade.
“Os novos policiais militares terão a importante tarefa de não só dar continuidade, mas a de melhorar o processo de redução dos índices criminais no município, com ações de inteligência direcionadas a causas do problema, buscando a constante aproximação com a sociedade, para o cumprimento da missão de preservação da ordem pública e proteção da vida”, destacou o comandante Pires.