A partir das 9h desta quinta-feira (11/03/21), iniciou uma cerimônia simbólica para marcar a abertura do trânsito na Ponte Ruy Eduardo Willecke, nas imediações do Centro histórico de Blumenau. Com a nova estrutura, será obrigatório o fluxo para os condutores que desejam acessar a Avenida Beira (Pres. Castelo Branco), enquanto a ponte antiga servirá para quem deseja seguir para a Rua 15 de Novembro.
Na última noite foi finalizada a sinalização no local. O transporte coletivo será um dos mais beneficiados já que melhora o deslocamento do fluxo de veículos que vem do distrito do Garcia e da Rua Itajaí. A obra faz parte de um macroprojeto do Corredor Estrutural Sul, que contempla várias melhorias na mobilidade urbana da região central.
A ordem de serviço para sua construção foi no dia 8 de junho de 2020, em plena pandemia. A nova estrutura tem 12,80m de largura, considerando que 8,40m são de pista e 4,40m para passeio compartilhado com ciclista. A prefeitura investiu R$ 3,3 milhões, com recurso viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do Orçamento Geral da União (OGU), do então senador da República, Dalírio Beber.