O Médio Vale e a Foz do Rio Itajaí voltaram ao nível gravíssimo da Matriz de Risco Potencial em relação à Covid-19. A informação foi divulgada neste sábado (13/02/21) pela Secretaria de Estado da Saúde, que atualizou a Matriz.
Pela nova classificação, 12 regiões do estado se encontram em nível gravíssimo (cor vermelha) e quatro em nível grave (cor laranja). Em comparação com os dados divulgados no último boletim (6/02) foram as únicas regiões que recuaram do grave para o gravíssimo.
As regiões Carbonífera, Laguna, Estremo Sul e Alto Vale do Itajaí permanecem no nível grave (cor laranja).
Divulgação aos sábados
Desde a semana passada, a Matriz de Risco Potencial Regional, que avalia as condições da Covid-19, passou a ser divulgada aos sábados, com dados coletados nas sextas-feiras. As alterações e as medidas sanitárias passaram a ser aplicadas na segunda-feira subsequente. O objetivo da alteração na data e do início das ações foi proporcionar a atividades e às cidades maior prazo para adequações/restrições sanitárias, diante de eventuais mudanças de classificação, bem como facilitar a organização dos órgãos fiscalizatórios.
Dados da Covid-19
Santa Catarina registrou 608.544 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 583.085 estão recuperados e 18.773 permanecem em acompanhamento. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (12). A doença respiratória causou 6.686 óbitos no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,1%.
Em comparação com o último boletim, houve mais 36 óbitos registrados. A quantidade de casos confirmados cresceu 3.361 e outras 2.857 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. Registrou-se um aumento de 468 no número de casos ativos.