Às 19h desta quinta-feira (11/02/21), o artista Giba de Oliveira apresentará “Musiclown em Blumenau”, de forma online através do Facebook. O espetáculo é uma comédia que utiliza a técnica de pantomima (forma estilizada da mímica), para contar várias histórias tendo o “clown” como personagem central.
O artista se exprime com linguagem não falada, tendo a música como base para as cenas que incluem passeio com um cachorro, um maestro, um cantor de ópera e também vários torcedores de futebol. A tradução oficial da palavra “clown” seria – do inglês para o português – “palhaço”, mas aqui assume o papel mais próximo de um “pateta”.
O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Federal Nº 14.017/2020, também conhecida como Lei Aldir Blanc, criada para ajudar de forma emergencial a classe artística em um momento de isolamento social, no qual ficaram impossibilitadas as apresentações públicas.
Sobre o artista
Giba de Oliveira começou sua carreira em 1984, no Teatro Carlos Gomes, sendo um dos integrantes do Núcleo de Teatro e Escola (NuTE). Além de ator, diretor e dramaturgo, também é iluminador de teatro, ópera e balé, tendo feito turnês pelo Brasil, incluindo cinco palcos giratórios e três caravanas da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Conquistou dois prêmios Shell quando residiu na cidade do Rio de Janeiro, entre 2000 e 2015.
Também fez trabalhos fora do Brasil – Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Portugal, Argentina e Finlândia. Atualmente, está dirigindo juntamente com Maria Teresinha Heimann, o espetáculo “Fritz Müller – O Príncipe dos Observadores”, com o ator Ramon Staudemeyer.
Os dois diretores assinam a dramaturgia que tem produção do Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti) e a assessoria de texto da historiadora Ana Maria Morais, além do apoio do Centro Cultural 25 de Julho.
Saiba mais
Espetáculo solo: “Musiclown em Blumenau”, com Giba de Oliveira
Quando: quinta-feira, dia 11 de fevereiro, às 19h
Onde: Facebook do artista