PIS-Pasep 2020-2021: abono salarial é antecipado para fevereiro

Recursos ficam disponíveis no dia 11 de fevereiro para nascidos entre março e junho.

fila-caixa
Foto: Marcelo Camargo [Agência Brasil]

O Governo Federal publicou nesta sexta-feira (05/02/21) no Diário Oficial da União uma resolução que antecipa o calendário de pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2020-2021. Com a mudança, os trabalhadores nascidos entre março e junho terão o benefício disponível a partir do dia 11 de fevereiro e não mais em março.

A resolução também antecipa o pagamento para os funcionários públicos e trabalhadores de estatais. Também no dia 11 de fevereiro os recursos ficarão disponíveis para aqueles que tem entre 6 e 9 o dígito final do número de inscrição do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Confira o novo calendário:

calendário de pagamento pis pasep

O valor pago varia de acordo com o período trabalhado na data base e vai de R$ 92 a R$ 1.100. Tem direito ao abono salarial 2020-2021 o trabalhador inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de no máximo dois salários mínimos.

Conforme a resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), os trabalhadores que forem correntistas da Caixa Econômica Federal, receberão o crédito do PIS em conta a partir de 9 de fevereiro. Em relação ao Pasep, os servidores que forem correntistas do Banco do Brasil receberão o depósito também a partir de 9 de fevereiro.

Abono 2019-2020

Os trabalhadores que não sacaram o abono salarial do calendário referente a 2019/2020, ainda podem retirar os valores. O prazo para o saque vai até 30 de junho e pode ser feito nos canais de atendimento com cartão e senha Cidadão, ou nas agências da Caixa.

A consulta sobre o direito ao benefício, bem como ao valor à disposição, pode ser feita por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, pelo atendimento Caixa ao Cidadão (0800-726-0207) e no site.