Por volta das 10h desta sexta-feira (29/01/21), foi liberado o trânsito do viaduto da BR-470 que dá acesso aos municípios de Indaial e Timbó. A obra custou R$ 23 milhões e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) para Santa Catarina, Ronaldo Carioni, estava presente na entrega.
O trecho faz parte das obras de duplicação da rodovia que agora conta com 26,5 km prontos. Mas ainda faltam 47,5 km para completar entre Indaial e Navegantes.
O orçamento para 2021 prevê um aporte de R$ 60 milhões para continuação das obras, que não é muito se compararmos com o valor do viaduto entregue hoje. Sendo otimista, o importante é que depois de muito em marcha lenta, finalmente está andando em um ritmo melhor.
O trecho entre Luiz Alves a Gaspar (Lote 2) é o que mais está adiantado, com 81% das obras concluídas e 18 km de pista duplicada. Em segundo, vem o Lote 1 (Navegantes a Luiz Alves), que contempla apenas 5 km e está com 57% dos trabalhos concluídos.
Tomando como referência Blumenau, o Lote 3, até Gaspar, está com 2,5 km da duplicação finalizada, o que representa 33%. Por último, vem o Lote 4, até Indaial, que tem apenas 1 km liberado, mas esse trecho representa 32%.