Ford vai encerrar sua produção no Brasil e passará a importar os veículos

Serão demitidos aproximadamente 5 mil colaboradores das três fábricas.

Um triste dia para a economia brasileira. A produção de veículos das fábricas da Ford no país será encerrada. Os modelos importados comercializados no Brasil serão importados, principalmente das unidades da Argentina e do Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul.

Segundo dados da Anfavea, a Ford vendeu 119.454 automóveis no Brasil em 2.020, uma queda de 39,2% em comparação ao ano anterior. Foi a maior redução em todo o segmento automotivo. Apesar de tudo, ainda é a quinta empresa que mais vende carros no Brasil, detendo 7,14% do mercado.

A montadora mantinha três fábricas. Em Camaçari (BA) eram produzidos os modelos Ka e EcoSport. Já na unidade de Taubaté (SP), eram feitos motores e transmissões, enquanto a fábrica de Horizonte (CE) produzia os jipes da marca Troller. As duas primeiras serão fechadas imediatamente, e a terceira, encerrará as atividades no último trimestre de 2021.

Serão demitidos aproximadamente 5 mil colaboradores, de um total 6.171 que a Ford tem no Brasil. Entre os principais motivos alegados para a tomada de decisão da montadora, estão os problemas relacionados à crise da pandemia, que aumentou a capacidade ociosa da indústria e reduziu as vendas. A recente desvalorização das moedas na região aumentou os custos industriais para além de níveis recuperáveis.

Mas a culpa não foi só da Covid-19. Desde a crise econômica de 2013, a Ford América do Sul acumulou perdas significativas. Isso forçou a matriz nos Estados Unidos a auxiliar nas necessidades de caixa, uma situação que agora se tornou insustentável.