sábado, 16 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Economia Ford vai encerrar sua produção no Brasil e passará a importar os...

Ford vai encerrar sua produção no Brasil e passará a importar os veículos

Serão demitidos aproximadamente 5 mil colaboradores das três fábricas.

21:08

Um triste dia para a economia brasileira. A produção de veículos das fábricas da Ford no país será encerrada. Os modelos importados comercializados no Brasil serão importados, principalmente das unidades da Argentina e do Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul.

Segundo dados da Anfavea, a Ford vendeu 119.454 automóveis no Brasil em 2.020, uma queda de 39,2% em comparação ao ano anterior. Foi a maior redução em todo o segmento automotivo. Apesar de tudo, ainda é a quinta empresa que mais vende carros no Brasil, detendo 7,14% do mercado.

A montadora mantinha três fábricas. Em Camaçari (BA) eram produzidos os modelos Ka e EcoSport. Já na unidade de Taubaté (SP), eram feitos motores e transmissões, enquanto a fábrica de Horizonte (CE) produzia os jipes da marca Troller. As duas primeiras serão fechadas imediatamente, e a terceira, encerrará as atividades no último trimestre de 2021.

Serão demitidos aproximadamente 5 mil colaboradores, de um total 6.171 que a Ford tem no Brasil. Entre os principais motivos alegados para a tomada de decisão da montadora, estão os problemas relacionados à crise da pandemia, que aumentou a capacidade ociosa da indústria e reduziu as vendas. A recente desvalorização das moedas na região aumentou os custos industriais para além de níveis recuperáveis.

Mas a culpa não foi só da Covid-19. Desde a crise econômica de 2013, a Ford América do Sul acumulou perdas significativas. Isso forçou a matriz nos Estados Unidos a auxiliar nas necessidades de caixa, uma situação que agora se tornou insustentável.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS

Vídeo: rio Itajaí-Açu passa dos 5 metros e ameaça carro estacionado no Centro de Blumenau

Com isso chega ao nível de atenção. Desde a zero hora até às 13h desta quinta-feira (17/12) o volume de água dobrou.

Jovem de 25 anos morre afogado no rio Encano, em Indaial (SC)

Os Bombeiros Voluntários foram acionados às 16h19 desta sexta-feira (25/12) e chegaram a levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

Portaria fixa novas regras para pagamento de pensões por morte

Medida define os períodos de término do benefício de acordo com a idade.