Covid-19: Blumenau registrou 173 casos novos e três mortes nesta quarta-feira (23/12)

Há 104 pacientes hospitalizados (confirmados e suspeitos), com taxa de ocupação das UTIs em 68%. Neste momento há 1.209 pessoas em isolamento social.

Foto: Freepik

No final da tarde desta quarta-feira (23/12/20) foi divulgado o boletim com os dados sobre o avanço da Covid-19 em Blumenau. Dos 628 testes nas últimas 24 horas, 173 deram positivo.

Neste mesmo período, 178 pacientes receberam a boa notícia de que estavam recuperados da doença. Não foram só eles, mas oito pessoas terminaram o tratamento e seis já puderam sair do isolamento domiciliar, números bem modestos em relação aos últimos dias.

Mas infelizmente também ocorreram três óbitos de pessoas infectadas com a doença e que tinham comorbidades. As vítimas foram um homem de 83 anos, internado desde o dia 15 de dezembro e uma mulher com 43 anos, hospitalizada quatro dias antes, que foram divulgados. Mais uma mulher, esta com 87 anos, que faleceu na terça-feira (22), teve a confirmação de infecção por coronavírus hoje (23).

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Blumenau já realizou 103.068 testes e confirmou 30.954 casos de Covid-19. Entre os pacientes infectados, 1.281 estão em tratamento, dos quais 1.209 em isolamento domiciliar e 29.429 já se recuperaram do coronavírus. Até hoje foram registrados 244 óbitos de moradores com a doença.

No momento, há 104 pacientes hospitalizados, entre casos confirmados e suspeitos. Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) há 64 pacientes internados nos 94 leitos disponíveis, 46 deles são de Blumenau e 18 de outras localidades. A taxa de ocupação está em 68%.

Nas enfermarias, há 40 pacientes, dos quais 29 são moradores de Blumenau, enquanto onze vem de outras cidades. Com isso, a taxa de ocupação neste leitos está em 23%.

Centrais de Atendimento para Covid-19

As estruturas de atendimento rápido para Covid-19 montadas em anexo aos sete ambulatórios gerais de Blumenau, foram procuradas por 405 pessoas e realizadas 311 coletas para testagem por RTPC-R.

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Sintomas gripais

Um total de 364 pessoas procuraram os prontos socorros dos hospitais de Blumenau, dos quais 51 apresentaram sintomas gripais. Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde, esses dados são relevantes porque podem virar casos de Covid-19.

Lembre da importância de manter o isolamento social, principalmente se for idoso/a ou mora com um/a. Se proteja da doença com as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e manter a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.