Os clássicos da Expresso Rural ficaram conhecidos na voz de Daniel Lucena, um dos fundadores da banda. Ele morreu às 18h54 desta quarta-feira (16/12/20) em Florianópolis por complicações de um câncer no fígado.
Entre os maiores sucessos, estão clássicos da música catarinense como “Certos Amigos” e “Nas Manhãs do Sul do Mundo”. Em 1981, ele, Volnei Varaschin, Paulo Back, Zeca Petry, Marcos Ghiorzi e Márcio Correa, fundaram o grupo, onde era vocalista e compositor.
No domingo (13), a banda publicou na página de Facebook, que após uma série de exames durante a internação foi identificada o câncer no fígado. A anemia tinha sido controlada, e ele seguia em repouso para enfrentar uma nova etapa de tratamento. Por causa da Covid-19, não eram permitidas visitas.
A família Lucena, ao informar a morte, disse: “Vamos lembrar dele através das belas composições que nos deixou. A cerimônia vai ser restrita a família. Existe uma nova estrela no céu que foi nosso grande amigo na terra. Aos amigos e fãs que quiserem mandar flores pedimos a gentileza que revertam esta intenção, encaminhando o valor respectivo para a campanha SOS Músicos via redes sociais. Daniel estava engajado nesta causa. Agradecemos o carinho de todos”.
O governador de Santa Catarina postou em seu perfil do twitter uma mensagem e um vídeo onde ele aparece cantando “Certos Amigos” junto com Lucena. “Santa Catarina perdeu hoje um dos seus maiores músicos. Um daqueles amigos que nos mostram que o mundo ainda é bom. Meus sentimentos à família e amigos de Daniel Lucena, cantor e compositor da banda Expresso Rural.”, escreveu Carlos Moisés.
No dia 29 de setembro de 2019, ele esteve no escritório de OBlumenauense participando de uma entrevista ao lado do amigo, cantor e compositor John Mueller, com quem se apresentava naquela noite.
Fica o carinho de um fã, admirador da incrível trajetória de uma banda que marcou minha juventude. Lucena disse na época que tem inúmeras canções inéditas escritas e estava revendo algumas para lançar. Que esse baú nos traga os tesouros de seu talento. Vá em paz Daniel.