Operação que apura pornografia infantil na internet prende oito pessoas em SC

 

 

 

 

Fotos: Polícia Civil de SC

A Polícia Civil de Santa Catarina participa da Operação Luz na Infância 7 desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (6/11/20). Estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em dez locais no Estado. As equipes procuram suspeitos de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet.

Até às 9h, oito pessoas já tinham sido presas em flagrante nas cidades de São José, Jaraguá do Sul, Caçador, Itapema, Guaramirim, Florianópolis, São José do Cedro e Morro da Fumaça. As ações também acontecem em Sombrio, Rio do Sul e Itapema.

Os locais foram identificados pela Polícia Civil com base em informações coletadas em ambientes virtuais com indícios de autoria e materialidade delitiva. As buscas são realizadas com o apoio dos profissionais do Instituto Geral de Perícias (IGP).

 

 

A força-tarefa, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), envolve Polícias Civis de dez Estados. Além disso, agentes de aplicação da lei da Argentina, Estados Unidos, Paraguai e Panamá estão cumprindo, simultaneamente, mandados de busca e apreensão.

A ação desencadeada é decorrente de cooperação mútua entre a Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas do MJSP e conta com a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (Homeland Security Investigations -HSI).

 

 

“Integração e inteligência”, destaca Delegado Geral

“Foram vários meses de investigação nesta operação internacional que conta com a participação de vários países. Está demonstrada mais uma vez que a integração e a inteligência policial podem fazer a diferença em defesa do cidadão e das nossas crianças e adolescentes. Com a troca de informações conseguimos identificar os alvos que culminaram com os mandados de busca e as consequentes prisões em flagrante no dia de hoje”, destacou o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e Delegado Geral da Polícia Civil, Paulo Koerich.

O que diz a legislação:

Legislação: No Brasil, a pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de 1 a 4 anos de prisão, de 3 a 6 anos pelo compartilhamento e de 4 a 8 anos de prisão pela produção de conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual.

Histórico

A Operação Luz na Infância está na sua sétima fase. Os resultados das anteriores foram os seguintes:

– Luz na Infância 1 – 20 de outubro de 2017. Foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais. Foram presas 108 pessoas.
– Luz na Infância 2 – 17 de maio de 2018. As Polícias Civis dos Estados cumpriram 579 mandados de busca, resultando na prisão de 251 pessoas.
– Luz na Infância 3 – 22 de novembro de 2018. Operação deflagrada no Brasil e na Argentina com o cumprimento de 110 mandados de busca, resultando na prisão de 46 pessoas.
– Luz na Infância 4 – 28 de março de 2019. Operação deflagrada em 26 estados e no Distrito Federal resultou no cumprimento de 266 mandados e 141 pessoas presas.
– Luz na Infância 5 – 04 de setembro de 2019. Operação deflagrada em 14 estados e no Distrito Federal, além Estados Unidos, Equador, El Salvador, Panamá, Paraguai e Chile. A ação resultou no cumprimento de 105 mandados e 51 pessoas presas.
– Luz na Infância 6 – 18 de fevereiro de 2020. Operação deflagrada em 12 estados, com colaboração técnica de quatro países (Estados Unidos, Panamá, Paraguai e Colômbia). A ação resultou no cumprimento de 112 mandados de busca e apreensão e 43 pessoas presas em flagrante.