Quando uma indústria tem no seu DNA o reaproveitamento de resíduos, a sustentabilidade se torna uma característica não apenas dos produtos, mas também de todos os processos. É assim com a Eurofios, indústria catarinense que desenvolve fios para trabalhos manuais a partir de resíduos de companhias têxteis. A empresa acaba de receber da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) uma certificação que atesta a confiabilidade da marca para o setor.
Paulo Sensi Filho, diretor da Eurofios, comenta que essa conquista reitera a importância de que as indústrias têxteis escolham parceiros competentes em fazer o reaproveitamento dos resíduos. “Toda a cadeia sai beneficiada: as companhias, que acabam fazendo com que a sustentabilidade saia do papel e o consumidor, que ao comprar produtos desses negócios confiáveis, contribui para que elas sigam poupando o meio ambiente”, diz.
Responsável pela fabricação de fios e barbantes para artesanato, a Eurofios já recolheu mais de 100 mil toneladas de resíduos de tecidos das indústrias têxteis. Atualmente a empresa produz também cortinas ecológicas. Os produtos são comercializados em todo o país.
Texto: Marina Melz