O Aeroporto Internacional de Florianópolis ( Floripa Airport), atualmente eleito o melhor do Brasil, implementa nova medida para garantir a segurança dos cidadãos. Foram instaladas soluções térmicas da Intelbras na área do desembarque de passageiros, que identifica pessoas com temperatura elevada, um dos sintomas da COVID-19. Além disso, também registra o uso de máscaras.
O equipamento é composto por uma câmera térmica, gravador inteligente de imagens, equipamento de precisão para medição de temperatura e software de gerenciamento. A câmera identifica e gera alertas de pessoas com alta temperatura, de forma automática com auxílio da Inteligência Artificial, podendo acionar sistemas de alarme, controle de acesso, avisos na tela do operador, entre outros. O sistema também possui reconhecimento facial, o que ajuda na identificação das pessoas de forma rápida e eficaz; esse recurso também conta com a detecção de máscaras, o que auxilia na obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção.
Com o aumento gradual do movimento de passageiros, a Floripa Airport optou pelas câmeras em substituição às pistolas de medição individual de temperatura, garantindo um controle mais rápido e eficaz e evitando aglomeração no desembarque. Em setembro, o aeroporto deve registrar em torno de 1,8 mil passageiros desembarcados por dia.
“A indústria da aviação sempre teve elevados padrões sanitários. E agora nós os intensificamos. A solução térmica é um exemplo, que garante eficácia, conforto e segurança aos nossos passageiros e para a comunidade aeroportuária” observa Ricardo Gesse, CEO do aeroporto de Florianópolis.
Temperatura dos passageiros sendo aferidas no Aeroporto
O novo sistema mede a temperatura à distância e de até 15 pessoas simultaneamente. Se um passageiro com temperatura elevada for identificado, ele será abordado pelos profissionais da Vigilância Sanitária municipal, presentes no aeroporto, e encaminhado para avaliação de sintomas. Além da aferição de temperatura, a solução possui tecnologia de reconhecimento facial, que identifica o uso correto de máscaras.
“A pandemia do novo coronavírus trouxe diversos desafios para as companhias aéreas, aeroportos e passageiros. Nossas soluções também podem monitor e o funcionamento de hospitais, farmácias, bancos, órgãos públicos e setores essenciais”, afirma Marcus Ferraz Haudsch, Gerente de soluções e projetos da Intelbras.
A tecnologia
“Inovação faz parte do DNA da Intelbras. Somos uma empresa brasileira com mais de 44 anos de história e inovar faz parte do nosso dia a dia, dos nossos procedimentos, do nosso jeito de agir e de fazer negócios. Possuímos um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina com mais de 300 profissionais, entre engenheiros, designers, pesquisadores, entre outros, dedicados exclusivamente em desenvolver produtos de alta tecnologia e qualidade, como as soluções térmicas que estão sendo utilizadas na Floripa Airport”, complementa Marcus.
Sobre a Floripa Airport: A Floripa Airport é uma empresa do grupo suíço Zurich Airport, que detém a concessão do aeroporto de Florianópolis por 30 anos. A concessionária assumiu a administração do aeroporto em janeiro de 2018 e, tão logo assumiu, já iniciou a construção de um novíssimo terminal de passageiros, 4 vezes maior que o antigo e que foi inaugurado em outubro de 2019. Atualmente, é reconhecido como o melhor do país pela Pesquisa de Satisfação Geral de Passageiros, realizada pelo Governo Federal entre os 20 maiores aeroportos do Brasil.
Sobre a Intelbras: A Intelbras é uma empresa brasileira com mais de 44 anos, que desenvolve e produz soluções de segurança eletrônica, controle de acesso, redes, comunicação e energia, que atendem o mercado residencial, condominial e corporativo. Possui duas unidades fabris em São José (SC), uma em Santa Rita do Sapucaí (MG) e em Manaus (AM), exporta para a América Latina e mantém escritório na China. A empresa emprega 3.500 pessoas e faturou R$ 1.9 bilhão em 2019.