Em tempos de isolamento social para evitar o contágio do Coronavírus, um segmento chamou a atenção de pacientes e profissionais da saúde: a telemedicina. Por meio da teleconsulta, é possível agendar um atendimento médico utilizando dispositivos móveis, como smartphones, tablets ou computadores.
A implementação da telemedicina já é discutida há cerca de um ano no Brasil, entretanto, foi autorizada recentemente, durante a pandemia de Covid-19. Em Blumenau, o serviço HDP TeleConsulta do Hospital Dia do Pulmão, oferece o serviço para a pneumologia adulto e pediátrica.
Como funciona a teleconsulta?
“A consulta, primeiramente é agendada por meio do telefone ou WhatsApp. Após a confirmação de data e horário, é enviado um link ao paciente, para acessar na data e horário combinado. Como qualquer outra consulta, é necessário que a pessoa tenha em mãos exames e receitas recentes, mesmo que de outra área médica, além dos medicamentos que faz uso”, destaca o médico pneumologista e diretor da área de tecnologia, Dr. Luiz Otavio Simoes Gomes.
Um jeito moderno, prático, seguro e com a eficiência da telemedicina, a teleconsulta também permite prescrição de receitas médicas. “O paciente recebe em seu e-mail um QR Code com a receita digital. Ao apresentar esta receita nas farmácias credenciadas, o farmacêutico registra o código, confirma o medicamento e efetua a venda para o paciente”, aponta Dr. Gomes.
O médico pneumologista explica que a teleconsulta é um importante avanço para a medicina, principalmente em meio a pandemia do Coronavírus. “Um dos efeitos colaterais desse período, foi que pacientes com outras doenças se afastaram do tratamento necessário por conta do medo de ir aos consultórios, clínicas ou hospitais, e contrair a Covid-19. Com a teleconsulta, é possível continuar prestando assistência médica para essas pessoas, evitando o agravamento de doenças”, conclui o médico pneumologista.