Sete macacos bugios morreram de febre amarela no Vale do Itajaí

 

 

 

 

Enquanto enfrentamos a Covid-19, outro vírus anda pelas matas de Santa Catarina e já matou 86 macacos por febre amarela em 2020. No último boletim epidemiológico Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) divulgado nessa quarta-feira (23/09/20), mostra que sete bugios nos municípios de Apiúna (5), Aurora (1) e Vitor Meireles (1), foram vítimas da doença. Mas não é algo recente, afinal as amostras para exame já tinham sido coletadas em abril.

As novas notificações acendem um alerta em duas regiões do estado: Serra e Alto Vale do Itajaí, porque comprovam o deslocamento do vírus pelos corredores ecológicos de SC. “O vírus continua circulando no estado e o registro das epizootias (mortes de macacos) nos ajuda a monitorar a doença. Os macacos vivem no mesmo ambiente que o mosquito transmissor da doença e por isso, são os primeiros a ficar doentes. A morte ou o adoecimento dos primatas é um alerta para os gestores e profissionais de saúde adotarem medidas de prevenção, uma vez que a febre amarela nestes animais precede os casos humanos”, explica João Fuck, gerente de zoonoses da DIVE/SC.

Vacina

A vacina é a melhor forma de prevenir a febre amarela. Todas as pessoas com mais de nove meses devem ser imunizadas. A dose está disponível gratuitamente nos postos de saúde de todo o estado. “O alerta é principalmente para essas duas regiões onde as últimas epizootias foram registradas. A cobertura vacinal nesses locais está abaixo de 95% do público-alvo, que é a meta recomendada para prevenção de surto pela doença”, afirma Lia Quaresma Coimbra, gerente de imunização da DIVE/SC.

“As pessoas que ainda não se vacinaram, devem procurar uma unidade de saúde. É importante lembrar que estamos nos aproximando do período sazonal da doença, momento em que mais epizootias e casos humanos podem ocorrer. Assim, para evitar surtos de febre amarela e óbitos pela doença, a vacina continua sendo a melhor medida de prevenção”, esclarece João Fuck.

Febre Amarela em SC

O estado registrou duas mortes por conta da doença nesse ano. Uma em Indaial e uma em Camboriú. Os dois casos eram de homens que não tinham registro de vacina. Além disso, já foram confirmados 17 casos de febre amarela em humanos.