As entidades empresariais, associações de classe e as empresas ligadas ao setor de turismo de Blumenau estão unidas para conversar com os 12 candidatos a prefeito de Blumenau. A intenção é criar um canal de diálogo da classe com os candidatos ao pleito, dando espaço igual para que todos possam mostrar suas propostas e o plano de governo para o setor turístico, além de mostrar onde e como o município pode avançar e tornar o turismo ainda mais forte e competitivo.
Em 2019 o turismo catarinense teve mais de 16 milhões de visitantes e corresponde a 12% do PIB do Estado. Segundo números da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), o setor foi responsável por movimentar mais de R$ 30 bilhões entre os anos de 2018 e 2020.
Para o presidente da Associação Blumenau Gastronômico, Jonathan Benkendorff, as iniciativas serão fundamentais para o aumento de competitividade na posição de Blumenau, enquanto destino de eventos, negócios e turismo. “Hoje precisamos dos setores público e privado andando juntos em benefício da cidade, com o poder público colaborando com incentivos, estabelecendo regras e facilitando burocracias que hoje impactam a evolução e manutenção do setor. Por isso é importante que o candidato esteja disposto a receber ideias e ouvir as necessidades do setor”, alega.
O grupo é formado por representantes das seguintes entidades: Sindilojas, Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), Conselho Municipal Turismo (CMT), Associação Blumenauense de Turismo, Evento e Cultura (Ablutec), Febratex Group, Senac, Sebrae, Sesc, Sesi, Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Associação Vila Germânica, Sindicato dos hotéis, restaurantes bares e similares de Blumenau e região (Sihorbs), Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau; Associação Blumenau Gastronômico, Associação dos Guias de Turismo do Vale Europeu (Agvaleu), Associação Clube Caça e Tiro Blumenau e Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria (Sindipan).