Por volta das 10h20 desta quarta-feira (19/08/20), uma manifestação iniciou na frente da câmara dos Vereadores e seguiu pela Rua XV de Novembro até chegar na prefeitura. Participavam trabalhadores do transporte coletivo e dos Correios.
Os manifestantes carregam faixas com os dizeres “Contra o sucateamento do transporte público!” e “Distanciamento social sim, panela vazia não”. O objetivo era chamar a atenção da administração municipal para evitar as demissões da Blumob, concessionária do transporte público.
A greve nacional dos trabalhadores dos Correios também foi mencionada por um representante da categoria na frente da prefeitura. Entre os destaques, a manutenção dos direitos, a garantia dos empregos e a cobrança pela falta do pagamento do Vale Alimentação aos funcionários do transporte coletivo, que atualmente estão parados em função da pandemia.
O Decreto Estadual ainda não liberou o transporte municipal e intermunicipal em Santa Catarina. Mesmo assim, a prefeitura estuda sua liberação na semana que vem, desde que se mantenham os números do contágio da Covid-19 em Blumenau. Durante vários momentos, o prefeito Mário Hildebrandt é citado e cobrada a responsabilidade.