A prefeitura decretou estado de emergência em Blumenau nesta sexta-feira (3/07/20) devido à passagem do ciclone bomba que causou prejuízos estimados em R$ 6 milhões. O levantamento foi realizado pela Secretaria da Defesa Civil e diversas secretarias que passaram os dados.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) registrou danos em 27 escolas e 35 nos Centros de Educação Infantil (CEIs), causados principalmente por destelhamentos e quedas de árvores. As escolas mais atingidas foram a EBM Machado de Assis e a EBM Tiradentes e Júlia Strzalkowska. A Semed já iniciou os reparos e as equipes de engenharia seguirão vistoriando as unidades nos próximos dias.
De acordo com o último levantamento divulgado, foram registradas um total de 204 ocorrências pela Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), com auxílio do Corpo de Bombeiros e também da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb).
Muitos casos que envolvem a retirada de árvores e galhos sobre residências exigem cautela para evitar que cause ainda mais danos à estrutura. Foram solicitados no mínimo 25 pedidos de avaliação de risco de muros e árvores, além de 109 quedas de árvores e 57 destelhamentos.
Foram entregues à comunidade mais de 300 kits de lona para situações emergenciais, permitindo aos moradores cobrir móveis e eletrodomésticos em caso de chuva.