Comércio e serviços de Blumenau retomam contratações com força em junho

Foto: Jadir de Amorim

 

 

 

Foto: Jadir de Amorim

O número de exames admissionais e demissionais realizados pelo Centro de Medicina do Trabalho do SINDILOJAS Blumenau mostram os terríveis efeitos da pandemia no mês de abril, a recuperação a partir da segunda quinzena de maio e a rápida retomada das contratações em junho, desenhando um cenário otimista para o setor daqui para a frente.

Do mês de janeiro até 18 de março, quando o governo estadual decretou fechamento dos estabelecimentos e isolamento social, o setor de comércio e serviços de Blumenau e região estava se sobressaindo nas contratações de mão de obra. Em janeiro e março, as contratações passaram do dobro das demissões com folga: 521 contra 233 no primeiro mês, e 381 contra 181 no terceiro mês do ano.

Já em fevereiro, a diferença entre contratações e demissões foi menor, mas um número muito expressivo, 624 pessoas, passaram pelos exames admissionais.

Com o retorno das atividades, tal momento positivo se reverteu completamente. As contratações deram lugar às demissões de maneira avassaladora. Foram 124 contratações e 314 demissões em abril. Maio também contou com menos exames admissionais (230) em relação aos demissionais (276).

Mas foi a partir da segunda quinzena de maio que a economia passou a dar sinais de recuperação, com as contratações no setor começando a se recompor. E na primeira quinzena deste mês, já há sinais efetivos de uma retomada mais rápida. As contratações (82) já superam as demissões (78).

“O ano começou de maneira excelente para as empresas do comércio e serviços de Blumenau e região, até ser interrompido pela pandemia. Mas a gente percebe que o empresário não quer perder tempo. Tendo a oportunidade, vai recuperar o mais rápido o tempo e o custo perdidos. Estes números nos deixam muito animados e otimistas daqui para a frente”, afirma o presidente do SINDILOJAS Blumenau, Emílio Rossmark Schramm.