Usina solar de telhado com 2.202 módulos fotovoltaicos traz grande economia para empresa de Blumenau

Foto: divulgação

 

 

 

Foto: divulgação

 

A usina solar de telhado composta por 2.202 módulos fotovoltaicos foi instalada na unidade industrial da empresa Blukit localizada no bairro Itoupavazinha. O sistema vai permitir que toda energia gerada possa ser usada via autoconsumo ou autoconsumo remoto.

No dia 26 de maio foi iniciada a vistoria de Celesc, que agora acompanha o desempenho do sistema com medições elétricas e vistorias físicas. O processo dura cerca de duas semanas e é executado também pela empresa Quantum Engenharia responsável pelo projeto e instalação da tecnologia.

O retorno do investimento vem com economia de pelo menos 50% na conta de energia elétrica tradicional e a curto prazo. “No caso do projeto da Blukit, o payback, que é o tempo que o valor do investimento leva para retornar na forma de economia na conta de luz, é de seis anos”, destaca Julio Cesar Ferreira da Silva, gerente do Departamento de Energia Solar da Quantum.

Há ganhos também para o meio ambiente, pois, nos próximos 25 anos, a Blukit deixará de lançar 14.563.711 quilos de CO2 (maior causador do efeito estufa) na atmosfera, o que equivale a 97 milhões de quilômetros rodados de carro. Ainda, projeta-se que mais de 370 mil árvores serão poupadas durante esse período.

“É notável o movimento crescente das indústrias na implementação de energia limpa, com ênfase na energia solar, pois além da economia, colabora de maneira efetiva com a sustentabilidade”, destaca Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum. A busca por sistemas solares fotovoltaicos cresceu 161% no Brasil em 2019, se comparado a 2018, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).