No atual contexto social e econômico, em que o Covid-19 obrigou todo mundo a adotar o distanciamento social, o termo Home Office se tornou o queridinho entre os profissionais de várias áreas.
Várias empresas adotaram, totalmente ou parcialmente, o regime de Home Office, possibilitando que os seus colaboradores exercessem as suas atividades no conforto dos seus lares.
Para muitas pessoas o Home Office, também chamado de Trabalho Remoto, não é novidade. Publicitários, designers, fotógrafos e jornalistas são apenas alguns dos profissionais que já conheciam as vantagens desse regime de trabalho.
Um dos principais motivos para isso se deve ao fato de que estamos na chamada 4ª Revolução Industrial, em que a Computação em Nuvem, a Inteligência Artificial e outras tecnologias online permitem o armazenamento e o compartilhamento de arquivos à distância.
Sendo assim, sabe aquele relatório que você precisa entregar para o seu chefe? Ou aquela ilustração que você quer mostrar para um cliente? Tudo isso pode ser feito de casa por meio de uma conexão na internet, um notebook ou, se preferir, um smartphone.
Mas e caso você precise fazer uma reunião com a sua equipe? Simples, é possível utilizar recursos em vídeo que permitem esses encontros.
Conheça os melhores softwares para compartilhamento e gestão e de projetos
O Home Office ganhou força nos últimos meses, por isso, caso você aos poucos esteja implementando essa modalidade em seu negócio, dê uma olhada nas ferramentas a seguir.
Se hoje muitas empresas estão contribuindo com o distanciamento social, algumas ferramentas de compartilhamento estão sendo fundamentais. Só para mencionar algumas delas, veja a seguir as alternativas mais atuais.
1 – Asana
É uma plataforma online que permite o gerenciamento de tarefas. Isso significa que com ela você tem condições de criar tarefas para a sua equipe, determinar prazos e interagir com os integrantes em tempo real.
Uma das principais características do Asana é a sua interface completamente intuitiva, possibilitando que as tarefas sejam organizadas e distribuídas por meio de quadros e colunas.
Para utilizar o Asana é necessário efetuar um cadastro na plataforma. Mas não se preocupe, o cadastro é gratuito, no entanto, caso precise de mais recursos você pode posteriormente considerar a contratação da versão
premium para o seu negócio.
2 – WeTransfer
O WeTransfer é um software destinado para o compartilhamento rápido de arquivos, sendo bastante recomendado para profissionais como designers, publicitários, fotógrafos e outros que trabalham com fotos e ilustrações.
Por meio dele é possível compartilhar até 2GB de dados de modo rápido e seguro. No entanto, para aqueles que necessitam compartilhar arquivos maiores e pesados, é necessário adquirir um plano premium com a capacidade de envio de arquivos de até 20GB.
Para utilizar o WeTransfer não é necessário criar conta no site e nem digitar os seus dados pessoais. Tudo o que você precisa é inserir o e-mail do remetente, efetuar o upload do arquivo e informar o e-mail de quem vai receber.
3 – Bitrix24
É um software gratuito de colaboração online que integra os setores da empresa por meio de funcionalidades como intranet social, chat em vídeo e gerenciamento de projetos. Tudo isso por meio de recursos baseados na Computação em Nuvem.
O Bitrix24 hoje em dia conta com vários usuários ao redor do mundo. Ele é intuitivo e permite uma fácil gestão das atividades, sendo adequado tanto para equipes pequenas quanto para equipes menores.
Por meio dele você tem condições de elaborar relatórios, distribuir tarefas, estabelecer prazos e horários de entrega.
4 – Zoom Meetings
Esta é a ferramenta destinada para quem precisa reunir a equipe de trabalho em uma videoconferência. Um dos grandes destaques do Zoom é a possibilidade de realizar reuniões e eventos com até 500 participantes e 10 mil expectadores.
O Zoom é versátil e funciona em Windows, Linux, macOS, iPhone e Android. Por meio do Zoom você pode criar uma sala virtual de reunião e para isso basta enviar o convite por e-mail ou link para o convidado. Além disso, o convidado não precisa ter uma conta no serviço.
O Home Office chegou para ficar
Agora que o século XXI será dividido em AC/DC (Antes e Depois do Covid-19), iniciativas baseadas em Home Office ganharão mais destaque. Essa modalidade já representava uma série de vantagens para empresas e profissionais, agora ganhará ainda mais destaque.
Se antes um negócio deveria contar com um site e um registro de domínio para transmitir mais credibilidade e profissionalismo para os clientes e você pode fazer o seu na Hostinger, agora deve contar também com métodos que agilizem as suas atividades em um mundo cada vez mais digital.
Portanto, a utilização de ferramentas para compartilhar arquivos e gerenciar equipes ganha mais força no empreendedorismo moderno.