A Secretaria Municipal do Esporte (SME) começou a divulgar nesta segunda-feira (20/04/20), uma campanha para incentivar a doação de sangue por parte dos atletas das mais variadas modalidades esportivas de Blumenau. Ao todo, são 47 modalidades coordenadas pela SME.
A expectativa da secretaria é de que nas próximas três semanas, mais de 100 atletas sejam envolvidos na ação. O secretário da SME, César Paulista, explica que a ideia é aproveitar o perfil saudável dos atletas, que continuam no período de quarentena, e reforçar o estoque de sangue da cidade. “Esta também é uma forma de retribuir todo o carinho que a cidade de Blumenau tem pelo o esporte e por nossos atletas”, afirma o secretário.
A SME está orientando para que cada esportista entre em contato com o Hemosc para agendar a coleta, desta forma evitando aglomerações. Na última quinta-feira, dia 16, cerca de oito atletas e integrantes da comissão técnica do Blumenau Futsal já estiveram no Hemosc para fazer as doações.
A doação
Segundo o Hemosc, a doação consiste na retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, por meio de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente deve ser limpo e confortável e o material descartável. Todo o processo da doação de sangue leva em torno de 55 minutos. Doar sangue não dói, nem prejudica a saúde.
O que é necessário para fazer a doação:
- Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
- Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
- Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista, etc.
- Ter repousado bem na noite antes da doação;
- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
- Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
- Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
- Em tempos de Coronavírus a seleção de candidatos à doação de sangue fica ainda mais criteriosa.
Saiba quem não pode doar:
- Pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos confirmados de infecções pelo SARS-CoV-2 – inaptas para a doação por 14 dias após o retorno destes países;
- Pessoas que foram infectadas pelos vírus SARS-CoV-2 após diagnóstico clínico e/ou laboratorial – inaptas pelo um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticas e sem sequelas que contraindiquem a doação);
- Aqueles que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo vírus SARS-CoV-2 – inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;
- Pessoas que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS-CoV-2 – inaptas pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias) se estiverem assintomáticos.