Neste sábado (28/03/20), foi realizada a quinta reunião com representantes dos hospitais de Blumenau para preparar e estruturar o município, caso haja um crescimento de pacientes contaminados pelo Covid-19. Eles se reuniram com o prefeito Mário Hildebrant e o Secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.
Uma das decisões tomadas, foi a de que o Hospital Misericórdia, localizado no distrito da Vila Itoupava, irá servir de apoio para os casos positivos da doença. Com 42 leitos disponíveis e toda uma estrutura pronta, é considerada a melhor e mais rápida alternativa para uma resposta rápida.
O número de 15 pessoas infectadas com o novo coronavírus continua sendo o mesmo de ontem (27). Hoje treze pessoas estão internadas em hospitais aguardando o resultado do laboratório. Duas seguem em tratamento nas Unidades de Tratamento Intensivas (UTI), uma delas entubada.
O Secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, disse que mesmo sendo números baixos na cidade, o cenário pode mudar repentinamente, como aconteceu em vários países europeus. Ele também esclareceu a ação do coronavírus, que logo pode virar uma pneumonia e então causar sérios problemas.
A Central de Atendimento aos Casos de Coronavírus na Policlínica Lindolf Bell recebeu 24 pessoas hoje (28), uma delas foi encaminhada ao hospital. O espaço que estava sendo usado no ginásio da Fundação Pró-Idoso foi transferido para o Setor 3 do Parque Vila Germânica, que atenderá das 7h às 19h.
Neste momento todos os recursos usados no município para o combate ao coronavírus são próprios, além do R$ 1 milhão de reais repassados pela Câmara de Vereadores de Blumenau.
Em contato com o Governo Estadual, a prefeitura não tem perspectiva de receber os recursos que foram prometidos pelo Governo Federal. Nem financeiros, nem de material para proteger os profissionais de saúde que fazem o atendimento. Por isso o prefeito Mário Hildebrandt tem se esforçado ao máximo para garantir o que for possível aqui no município.
Errata: Nós publicamos a informação de que o Hospital Misericórdia iria receber pacientes com Covid-19. Mas na segunda-feira (30/03) foi esclarecido que servirá de apoio para outros hospitais do município se houver necessidade. A ideia é liberar quartos nos hospitais que possuem estrutura de UTI e transferir os que se encontram em leitos de enfermaria para a Vila Itoupava. Pedimos desculpas aos leitores pelo engano.