Nesta terça-feira (10/03/20) vai acontecer uma oficina para ensinar a comunidade a produzir repelentes naturais usando plantas consideradas medicinais. O evento vai acontecer às 14h na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Gustavo Tribess I e II, localizada na Rua Hermann Tribess, nº 1975, no bairro Fortaleza.
É o encontro do grupo de hortas e chás promovido pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus). Não há necessidade de inscrição prévia. A unidade de saúde possui 20 plantas medicinais, cinco delas estão catalogadas no Ministério da Saúde (MS). Todas fazem parte da horta comunitária e são disponibilizadas à comunidade.
A ação, que é uma parceria entre a equipe da unidade de saúde e o Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde (PET Saúde), será ministrada pelo professor dos cursos de Farmácia e Nutrição da Furb, Alessandro Guedes. O grupo de hortas e chás integra as Práticas Integrativas Complementares (PICS), e promove encontros mensais, sempre com temas diferentes e abordando a utilização de plantas medicinais.
Os bolsistas do PET Saúde atuam em atividades de pesquisa e extensão junto à equipe de saúde e comunidade. O programa é financiado pelo Ministério da Educação (MEC) e MS.
Práticas Integrativas Complementares (PICS)
As (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e populares integrados à ciência moderna. Também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.
Atualmente, 25 unidades de atenção básica e especializada de Blumenau possuem 35 projetos envolvendo nove práticas integrativas: auriculoterapia, reiki, hortas medicinais, homeopatia, acupuntura, meditação, tai chi chuan e chi kung.