quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioSaúdeHospital de Blumenau usa ferramentas para melhorar a comunicação de pacientes na...

Hospital de Blumenau usa ferramentas para melhorar a comunicação de pacientes na CTI

 

 

 

 

Para uma comunicação mais efetiva entre pacientes, familiares e equipe multidisciplinar, a equipe do Centro de Terapia Intensiva Adulto (CTI Adulto) do Hospital Santa Catarina de Blumenau elaborou novas estratégias e ferramentas.

Utilizando quadros portáteis, os pacientes expressam sentimentos e indicam figuras representativas importantes. No primeiro são usadas letras, números e ícones como “fome”, “família”, “saudades”, “sentar”, etc. Já no segundo, o paciente pode escrever o que o faz sorrir.

Outro recurso bastante utilizado no CTI, são tablets com acesso à internet e aplicativos de jogos. São recursos com o objetivo de estimular a concentração e a mobilidade.

 

Na foto estão a psicóloga e a enfermeira em pé, com a paciente sentada na cama. A psicóloga segura um quadro e a paciente escreve nele. Na sua frente, um tablet na mesa.

 

As novas ferramentas contribuem para a prevenção de delirium durante o período de internação, condição caracterizada por distúrbios de consciência, percepção (ilusões e alucinações), pensamento, humor e atividade psicomotora.

Assim será possível auxiliar ainda mais no diagnóstico, tratamento e reabilitação de quem está internado. Afinal, com os recursos, problemas como alterações comportamentais, ansiedade e estresse poderão ser suavizados.

Para a Supervisora do Centro, Soraya Bachmann Souza a participação de familiares e pacientes na iniciativa foi fundamental. “Além da mobilização da equipe, houve todo um processo de identificação e elaboração em conjunto. Essas iniciativas realizadas no momento de fragilidade aumentam o vínculo familiar porque há a participação efetiva no cuidado. Assim, a comunicação fica mais clara e possibilita uma assistência com maior assertividade”.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS