Apesar de Blumenau não ter uma programação carnavalesca, várias cidades do Litoral tem tradição de comemorar a maior festa popular do Brasil. Aliado a isso, tem as belezas naturais, somadas à cultura e badalação, que fazem do estado uma opção interessante para turistas e moradores.
Com uma programação variada, os festejos prometem divertir foliões de diferentes idades e gostos musicais, que tomam as praças, praias e ruas das cidades catarinenses. As escolas de samba, os blocos de rua, as festas ou beach clubs atraem públicos distintos. E ainda há pessoas que preferem aproveitar os dias de folga para descansar, seja no Litoral, na Serra, seja nas estâncias de água termal.
Além de levar alegria às ruas, o Carnaval movimenta a rede hoteleira, o comércio e a procura por serviços, gerando renda em diferentes setores da economia catarinense. Os principais destinos turísticos de Santa Catarina, durante os dias de folia, são Florianópolis, Laguna, Joaçaba, São Francisco do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras e Barra Velha. Mesmo assim acrescentamos Itajaí e Navegantes, que tem tradição na festa.
A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) reuniu a programação das principais festas de Carnaval para facilitar a vida dos foliões. A maioria começa na sexta-feira e segue até terça (21 e 25/02/20).
Itajaí (21 a 25) – O Carnaval no Mercado Público de Itajaí vai ter marchinhas, sambas-enredos, axé, maracatu e muita diversão. Serão cinco dias de programação com atrações para crianças, jovens, adultos e idosos. O evento gratuito é uma realização do Município de Itajaí, por meio da Fundação Cultural. Mais detalhes, clique aqui.
Navegantes (21 a 24) – O NavegaFolia 2020 é um dos melhores carnavais de rua de Santa Catarina e possui o maior bloco de sujos da região sul do país, promete, mais uma vez, atrair milhares de pessoas para a Avenida Beira-Mar, que será palco da Folia. Mais detalhes, clique aqui.
Balneário Camboriú (21 a 25) – No Litoral Norte, o município é bastante procurado por turistas em diferentes datas comemorativas, incluindo o Carnaval. Na Avenida Atlântica, a folia fica por conta dos desfiles de blocos carnavalescos, trios elétricos e escolas de samba locais que animam milhões de pessoas entre moradores e visitantes. Mais detalhes, clique aqui.
Balneário Piçarras (21 a 24) – No Litoral Norte, o Balneário oferece uma programação diversificada no Carnaval. Com shows nacionais gratuitos, desfiles de blocos, concursos de fantasia e atividades para as crianças, não faltará opções de diversão para quem escolher o município para passar os dias de folia. Mais detalhes, clique aqui.
Barra Velha (21 a 25) – O município do Litoral Norte oferece aos turistas belas praias e paisagens, além de animado e diversificado Carnaval com trio elétrico, blocos de rua, shows com bandas e DJ’s nos cinco dias de folia. Mais detalhes, clique aqui.
Florianópolis (21 a 25) – A Capital é um dos destinos preferidos dos turistas de diferentes nacionalidades. Floripa oferece uma extensa programação de Carnaval, que vai desde os desfiles de escolas de samba, passando pelos blocos de rua, até as festas de carnaval eletrônico com DJ’s famosos internacionalmente. Mais detalhes, clique aqui.
São Francisco do Sul (21 a 25) – A proximidade com grandes cidades como Joinville, Blumenau e Curitiba, faz de São Chico um destino bem procurado no Carnaval. O município oferece shows, blocos e muita diversão nas praias e no Centro Histórico da cidade mais antiga do Estado. Mais detalhes, clique aqui para baixar a programação.
Laguna (21 a 25) – No Litoral Sul, a cidade é conhecida pela força do Carnaval de rua com blocos que arrastam multidões em busca de alegria e diversão. De acordo com a assessoria da Prefeitura local, incluindo as festas do pré-carnaval, que começou no início de fevereiro, são esperadas cerca de 600 mil pessoas movimentando as ruas do município. Mais detalhes, clique aqui.
Joaçaba (21 e 22) – No Meio-Oeste de Santa Catarina, a cidade é conhecida pelos tradicionais desfiles de escolas de samba, além do Carnafolia, carnaval de blocos que reúne milhares de pessoas com abadás, no estilo carnaval baiano. Com cerca de 28 mil habitantes, na semana de festas, a cidade recebe milhares de turistas. Mais detalhes, clique aqui para baixar a programação.