Entre as noites de sexta-feira e domingo (22 e 24/11/19), agentes da Polícia Rodoviária Federal fiscalizaram 27 pontos de rodovias catarinenses, com o objetivo de abordar motoristas dirigindo sob efeito de álcool. No total, foram flagrados 363 condutores embriagados.
Alguns números chamaram a atenção da PRF. Na primeira noite foram flagrados 65 motoristas embriagados em São José e 73 em Tubarão. Em Chapecó, no período da noite entre sábado e domingo, foram outros 54 , além de 9 no domingo em Mafra.
Segundo a PRF, Santa Catarina é o estado que mais multa motoristas por embriaguez ao volante, não porque o catarinense beba mais do que os outros. O motivo seria a fiscalização de alcoolemia como estratégia para redução de acidentes graves.
Elas vão aumentar com a chegada da temporada de verão, época em que o consumo de álcool aumenta, assim como o número de turistas em nosso litoral. A multa para quem é flagrado dirigindo embriagado ou se recusa a fazer o teste de alcoolemia é de R$ 2.934,70 e 01 (um) ano de suspensão do direito de dirigir.