O governador Carlos Moisés assinou dois decretos na manhã deste sábado (9/11/19), durante o evento de abertura da XVIII Olimpíada Catarinense de Bombeiros em Tubarão (SC). Um deles vai desburocratizar procedimentos para empresários que precisam do alvará de funcionamento para estabelecimentos com até 750 m².
É a liberação do alvará por autodeclaração, que deve ser solicitado nas unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Para isso basta o empresário preencher toda a documentação necessária para receber o alvará e depois os órgãos do governo passarão para fiscalizar.
“Estamos flexibilizando e facilitando o processo para os empresários que querem abrir o próprio empreendimento. Essa é uma maneira de agilizar os processos. Estamos confiando na palavra dos empresários catarinenses”, disse Carlos Moisés.
O outro decreto assinado pelo governador dá liberdade para o comandante-geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, redistribuir a quantidade de bombeiros comunitários por quartel operacional, conforme necessidade.
“Nós já temos 97% de confiança da sociedade catarinense. Isso é um orgulho e vamos seguir nesse desafio. Com essas mudanças, vamos melhorar sempre nossas operações para continuar atendendo nossa comunidade”, comentou Charles Alexandre Vieira.
O governador ainda aproveitou o ato para liberar R$ 200 mil reais para a aquisição de uniformes para os bombeiros da Federação Catarinense de Bombeiros Comunitários (Fecabom).
“Com esse ato poderemos continuar com o nosso trabalho em Santa Catarina. Vamos comprar fardamentos e equipamentos para seguir na nobre missão de auxiliar os bombeiros militares no que for preciso”, falou o presidente da Fecabom, Marcelo Schrubbe.
Sobre a Olimpíada
Mais de mil bombeiros militares e comunitários de Santa Catarina se reuniram para a XVIII Olimpíada Catarinense de Bombeiros. O governador abriu o evento, realizado na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão.
“Esse é um evento que eu participava quando era bombeiro militar da ativa. Eu me sinto em casa relembrando alguns desses momentos”, disse o Carlos Moisés.
O evento reúne os participantes para provas que remetem às atividades diárias da corporação, como atendimento pré-hospitalar; subida no cabo de sisal; montagem de estabelecimento; natação e combate a incêndio com extintores. Na programação, ainda tem a Corrida do Fogo, com a participação da comunidade.
Com informações de Luiz Gustavo Silva, da assessoria de imprensa da Secretaria de Comunicação de SC.