Fotos: Luciano Bernz
Dando continuidade ao calendário das comemorações dos 164 de Blumenau, a Prefeitura Municipal em parceria com a FAEMA (Fundação Municipal do Meio Ambiente), plantaram uma figueira na Praça Victor Konder na manhã desta sexta-feira (05). Em 2010, a antiga figueira localizada na praça, teve que ser removida por estar condenada devido a um cancro. Em 2012, surgiu um broto na base do tronco, que foi removido e ficou desde aquela data sob os cuidados da FAEMA.
Em função do aniversário da cidade, foi escolhida essa data para fazer o plantio desta muda. Na cerimônia de hasteamento das bandeiras, que aconteceu antes do plantio, foram convidados a tomar lugar de destaque, o Prefeito Napoleão Bernardes, Deputado Estadual Paulo França, Jean Carlos Naumann presidente da FAEMA e o vice-presidente da Câmara Municipal vereador Beto Tribess.
Três alunos da Escola Básica Municipal Visconde de Taunay fizeram o hasteamentos das bandeiras:
O aluno Marcelo Douglas dos Santos hasteou a bandeira do Brasil, Cauã Alves dos Santos a de Santa Catarina e o aluno Adélcio Pereira, hasteou a de Blumenau. A Banda Musical da Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, com regência da maestrina Jaqueline Rangel, executou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Blumenau. Ambos foram cantados pela aluna Ester Rosa.
Após o pronunciamento do prefeito, que agradeceu especialmente à equipe da FAEMA e de jardinagem da prefeitura, foi efetuado o plantio da figueira.
Conversamos com o Presidente da FAEMA, Jean Carlos Naumann logo após a cerimônia.
OBlumenauense: Esta figueira que foi plantada hoje, é uma herança daquela que foi removida em 2010?
Jean Naumann: Exatamente. Esta figueira é um broto da original. Foi cuidada durante dois anos pelo servidor da FAEMA, o sr. Antônio. Como ela já se encontra com porte suficiente, podemos então transferi-la para o local definitivo que é aqui na Praça Victor Konder.
Esta é uma espécie que se desenvolve relativamente rápido. Esperamos que em poucos anos, tenhamos uma árvore já desenvolvendo o papel que ela deve ter dentro de um perímetro urbano, que é gerar sombra, além da questão de sua beleza. Esperamos deixar isso como um legado da atual administração.
OBlumenauense: Quais as ações do trabalho da FAEMA que poderíamos destacar?
Jean Naumann: Desde 2013 já foram distribuídas 5.500 mudas. A orientação é de que fossem plantadas árvores nativas e frutíferas, o que atrai a fauna silvestre para as proximidades das residências. Outra ação, é o estímulo à educação ambiental, para que cada um faça a sua parte em proporcionar beleza, oferecer frutas e abrigo à fauna.
Plantamos 400 mudas em diferentes CEI’s e Escolas Básicas Municipais e estamos dando andamento na licitação para a arborização urbana. O processo licitatório já está em fase final e esperamos logo poder estar contratando a empresa para fazer o plantio de árvores em espaço público.
OBlumenauense: Quais cuidados técnicos deve-se ter para um plantio correto?
Jean Naumann: O cidadão que quiser fazer o plantio de árvores em sua residência, terá à sua disposição os técnicos da FAEMA que podem lhe orientar sobre o que se pode plantar em determinados locais.
Dessa forma, se evita alguma situação de risco, já que existem espécies que atingem grandes alturas, outras podem levantar calçadas, interferir em drenagens e até afetar alguma estrutura da residência. Então é muito importante o plantio, mas deve-se buscar a orientação técnica, por uma questão de segurança e para que a árvore faça o seu papel, durando décadas.
Veja outras imagens da cerimônia