Treze cães mantidos presos e sem condições de higiene foram resgatados nesta terça-feira (20/08/19) em uma residência no bairro Gravatá, em Navegantes, no Litoral de SC. O DABA – Departamento de Assistência e Bem Estar Animal do município esteve no local com apoio da Polícia Militar, após receberem denúncias de mau cheiro e muitos latidos que vinham do imóvel localizado na Rua Jornalista Abdon Fóes.
Foi necessário arrombar a porta para acessar o primeiro andar da construção, onde estavam os animais, em um ambiente cheio de fezes e muita sujeira. Havia água e comida no ambiente, mas ninguém foi localizado.
Tratam-se de cinco filhotes e oito adultos, todos encaminhados para a sede do departamento, onde vão receber avaliação clínica, higienização e em breve serão castrados, vacinados e colocados para adoção.
“Um boletim de ocorrência por maus tratos de animais foi realizado junto a Polícia Militar, mas até o momento nenhum responsável foi identificado. Vamos pegar o endereço do imóvel junto ao setor de IPTU da Prefeitura e tentar identificar e notificar o proprietário. Maus tratos é crime e cabe multa e até detenção de quem pratica”, enfatiza Eliezer Pedrozo, coordenador do DABA.
O órgão municipal que atende animais, não é um canil municipal, como é o mesmo caso do Cepread de Blumenau. No local também é realizado o trabalho de esterilização dos cães e gatos que vivem nas ruas e dos animais da população de baixa renda.
Confira o momento do resgate: