Painel que homenageia as costureiras de Blumenau será restaurado

 

 

 

Esta semana, o artista plástico César Otacílio  vai recuperar o painel “As Costureiras”, instalado na Praça Hellmuth Schoenau, na Rua 2 de Setembro, próximo à cabeceira da Ponte Santa Catarina, no bairro Itoupava Norte. A obra de sua autoria deve ser concluído em 12 meses e contará com oficinas de arte ministrada pelo artista para estudantes da rede de ensino, seguindo agendamentos que serão feitos com as escolas do bairro.

O painel, criado na década de 1990, é uma homenagem aos profissionais que atuam no serviço de costura da cidade, conhecida pelo seu parque industrial fabril. A reforma é o resultado de um ajustamento de conduta, por isso o procedimento será acompanhado por especialistas. Todo o material será depois encaminhado ao Ministério Público, resultado de um ajustamento de conduta para a reforma.

“Estava sem manutenção desde o início dos anos 2000”, lembra o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos. “A dotação orçamentária é proveniente da manutenção e conservação de obras de arte e da Difusão de Acervos e Patrimônio Cultural.”

Com o apoio da iniciativa privada, o objetivo é viabilizar no futuro a instalação definitiva do painel em azulejo, o que pereniza a obra. “Apesar do recurso inicialmente ser maior, ao longo do tempo, em função da exposição contínua às intempéries climáticas o suporte em azulejo vitrificado é mais fácil para manutenção”, observa Ramos.

Esse também é um dos desejos do artista, que já tem outros trabalhos em murais da cidade. Um deles, bastante visualizado está no prédio da Fundação Municipal de Esportes de Blumenau. Este painel foi contemplado na primeira edição do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.

Com informações de Sérgio Antonello