A partir da próxima quarta-feira, dia 20 de novembro, a limpeza da área central da cidade será realizada com aspiradores mecânicos e não mais com vassouras. A mudança faz parte de uma série de ações de saneamento que estão sendo implantadas pela Companhia Urbanizadora de Blumenau (URB) no sentido de reduzir gastos e agilizar a execução dos serviços. Ao todo, foram adquiridos 12 equipamentos. Com isso, serão necessários apenas 12 profissionais para atuar na região e não mais 32, como atualmente.
O diretor-presidente da URB, Emerson Vieira, explica que os equipamentos foram comprados com recursos próprios pelo valor de R$ 16 mil, um investimento que trará uma economia significativa para a companhia. “Hoje para uma pessoa fazer a limpeza do Biergarten até a Prefeitura, leva meio dia. Com esse equipamento o mesmo serviço será executado três vezes mais rápido”, afirma. Além disso, outra vantagem é que 20 profissionais poderão ser transferidos para trabalhar em outras partes do município, agilizando a limpeza da cidade.
Com o novo equipamento, o procedimento será similar ao de um aspirador de pó. Ou seja, os profissionais não precisarão mais varrer e juntar o lixo. Eles apenas irão sugar os dejetos com o aspirador mecânico e esvaziar o reservatório quando ele estiver cheio. Um processo muito mais rápido que agiliza a limpeza da cidade e facilita o trabalho dos servidores.
Texto: Talita Catie