Moradores do bairro Ponta Aguda, em Blumenau, estão muitos preocupados depois que um trecho da rodovia Jorge Lacerda foi totalmente interditada, em Gaspar (SC). A medida foi necessária depois de um desmoronamento na margem do rio Itajaí-Açu na Rua Anfilóquio Nunes Pires.
Com isso veículos de todo porte tem utilizado a Rua Silvano Cândido da Silva Sênior, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau, para acessar a BR-470. Como muitas pessoas irão “enforcar sexta-feira“ e aproveitar o feriadão de Corpus Christi, já é esperado um movimento acima do normal para qualquer rodovia.
Segundo a moradora Gláucia W. da Silva Bieging, não é possível sequer atravessar a rua com segurança. Nas imagens é possível observar ônibus intermunicipais e até uma cegonheira, veículo utilizado para transportar automóveis, passando na região. A rua é cheia de curvas, sem calçadas para pedestres e opção aos ciclistas.
“Não temos sinalização viária, acostamento e nenhum tipo de redutor de velocidade. Os veículos estão sobrecarregando o tráfego em nossa rua, colocando em risco a integridade física dos moradores da região”, desabafa Gláucia.
OBlumenauense questionou a assessoria de imprensa do Seterb para saber se iria ter alguma fiscalização diferenciada na via. Somente após a publicação da matéria tivemos retorno do diretor-presidente da autarquia, Marcelo Schrubbe, mostrando imagens de agentes da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) fiscalizando a via. Schrubbe também ressaltou que não há como impedir o trânsito intenso no local, apenas fiscalizar para evitar infrações. Na verdade era isso mesmo que os moradores queriam, afinal se trata de uma situação emergencial.