Nos últimos dias, as chuvas não têm perdoado o Sul do País; chove diariamente em diversas cidades de Santa Catarina o que, em um rali de regularidade, dobram os desafios. Mas este não foi o caso da segunda etapa do Campeonato Catarinense de Rally Regularidade, realizado neste último sábado (4/06/19), em Joinville. Neste evento, as chuvas triplicaram… Quadriplicaram… Quintuplicaram… Sextuplicaram o nível de exigência da competição… Enfim! Foi prova para “gente grande” e, ainda, solidária.
No grid, estiveram 58 veículos entre as categorias Máster, Graduado, Turismo, Turismo Light, Pais e Filhos, Universitário 4×2 e Quadriciclos. Originalmente, seriam 35 quilômetros de trechos cronometrados dentro da Mineração Veiga. Porém, foram necessários realizar diversos cortes pois, após a passagem dos primeiros veículos pelo percurso, em alguns trechos formaram-se os facões – que literalmente, agarram os carros –; além da lama, poças d’água e atoleiros.
De Blumenau, o piloto Flávio Roberto Kath conquistou a terceira posição da categoria Máster. Para essa disputa, ele contou com a navegação de Marcos Maia Panstein, de Jaraguá do Sul (SC). Juntos, eles tiveram 61.663 pontos perdidos. “É incrível como cada prova do rali de regularidade apresenta desafios diferentes. Desta vez, lidamos com um terreno encharcado, que fez o carro ‘sambar’ na trilha… Foi muito emocionante”, disse o blumenauense.
Para o diretor de prova, Alexandre Rech, o maior destaque deste certame foram as parcerias estabelecidas e o espírito de equipe entre os participantes. “Com a chuva, o terreno na Mineração Veiga se transformou demais. As mudanças aconteciam de um dia para o outro, surpreendendo a todos. Inevitavelmente, alguns carros atolaram e todos se ajudaram. Tenho que tirar o chapéu para a turma do Clube do Jipeiro de Joinville que foi extremamente solícita”, contou Rech, que analisou. “Com certeza, os competidores amadureceram ainda mais depois dessa experiência, adquirindo resistência física, psicológica e, sobretudo, técnica. Todos enfrentaram dificuldades nas manobras, na navegação e sentiram a adrenalina forte. E um ponto é inegável: foi um rali atípico, mas todos se divertiram bastante”, completou Rech.
A temporada 2019 do Catarinense de Rally Regularidade continua! Pilotos e navegadores voltam a se reencontrar no próximo dia 22, na cidade de Brusque (SC). A terceira etapa do campeonato fará parte das festividades da 26ª Fenajeep.