A cultura também faz parte da programação da Feira de Oportunidades que a Viacredi promove nos dias 16 e 17 de agosto, no Clube de Caça e Tiro Velha Central, em Blumenau. Paralelamente à exposição de produtos e serviços de 67 cooperados empreendedores dos bairros Velha e Velha Central, ocorrem apresentações de capoeira, dança e coral (veja programação). O objetivo é valorizar os talentos culturais da região e, ao mesmo tempo, diversificar a agenda da Feira de Oportunidades, tornando-a um evento para toda a família. A Feira é aberta a todo o público, com entrada gratuita. A expectativa é reunir mais de cinco mil visitantes nos dois dias.
A Feira de Oportunidades é realizada pela Viacredi desde 2009 e, em 10 edições, já atraiu mais de 1.000 expositores e 66 mil visitantes, em várias cidades catarinenses. O foco principal é a exposição de produtos e serviços de empreendedores cooperados da Viacredi. O objetivo é divulgar as atividades econômicas da região, possibilitando a geração de negócios e o desenvolvimento da economia. Além da exposição e das atrações culturais, a programação inclui palestras com temas de interesse de quem tem ou pensa em abrir um negócio, recreação infantil, prevenção à saúde e gastronomia solidária.
Depois de Blumenau, neste ano a Viacredi ainda promove a Feira de Oportunidades em Brusque (6 e 7 de setembro).
Atrações do Palco Cultural:
Grupo de Capoeira Magia da Bahia (sábado, 16 de agosto, às 14h50): apresentação de capoeira, que mistura artes marciais, cultura popular e música.
Grupo de Dança Pró-Família / Núcleo AMORCAT (sábado, 16 de agosto, às 17h30) e Núcleo Velha Pequena (domingo, 17 de agosto, às 17h30): os grupos são formados por dançarinos do Programa Dança nos Bairros, mantido pela Fundação do Bem Estar da Família Blumenauense, que leva a arte em forma de música e dança, resgatando a cidadania e contribuindo para a educação das crianças e adolescentes. Atualmente são 200 alunos participando dos dois núcleos: AMORCAT (Associação de Moradores da Rua dos Caçadores e Transversais) e Associação de Moradores da Velha Pequena. Em todo o município são aproximadamente 6.400 crianças e adolescentes atendidos.
Grupo Folclórico Freiheitstanzgruppe, do Clube de Caça e Tiro Velha Central (sábado, 16 de agosto, às 19h35): fundado em 1988, é formado por 50 integrantes que se apresentam em quatro categorias: mirim, juvenil, adultos e casados. O grupo vai mostrar um repertório de danças folclóricas de países em que a cultura germânica predomina.
Coral da ACEVALI (domingo, 17 de agosto, às 12h30): formado há 13 anos como uma das atividades de inclusão da pessoa com deficiência visual, o Coral é composto por 10 integrantes e tem três CDs gravados.
Grupo de Jazz Timber, do Colégio Menino Jesus (domingo, 17 de agosto, às 15h15): formado por alunas a partir de 8 anos, valoriza este estilo de dança moderna, influenciada por sons, ritmos e mistura cultural. Na Feira de Oportunidades vai apresentar uma coreografia da música “Price tag”.
Feira de Oportunidades Viacredi
– Onde: Clube de Caça e Tiro Velha Central (Rua dos Caçadores, 3.680 – Bairro Velha Central) – Blumenau
– Visitação: sábado, 16 de agosto, das 14 às 22 horas e domingo, 17 de agosto, das 10 às 18 horas.
– Evento gratuito e aberto a toda a comunidade
facebook.com/FeiraDeOportunidadesViacredi
Texto: Marli Rudnik