A novela da Ponte Norte Sul está com novos capítulos. Na manhã desta quarta-feira (3/04/19) foi realizada uma coletiva de imprensa na prefeitura com novidades. O processo licitatório da ponte será suspenso por enquanto, até que haja total viabilidade jurídica para sua execução.
A prefeitura busca junto à Caixa Econômica, negociar os recursos de R$ 38,9 milhões reservados para a obra desde 2013. A intenção é que sejam usados em outras ações. Primeiro serão discutidas todas as situações pendentes, e depois a administração pretende buscar novos recursos para finalmente construir a Norte Sul.
E ficaremos sem ponte no Centro? Durante a reunião, o prefeito Mário Hildebrandt anunciou que será realizada a reforma e ampliação da Ponte Adolfo Konder, que fica na frente do Castelinho da Havan. Ela será ampliada, terá 4 pistas, ciclovias e os passeios.
Será acrescentado um novo tabuleiro utilizando as mesmas colunas. O projeto da duplicação da Ponte Adolfo Konder prevê uma estrutura paralela a atual com 126 metros de comprimento e 11,80 metros de largura.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), cerca de 24 mil veículos trafegam diariamente pela Ponte Adolfo Konder, e aproximadamente 6 mil pessoas e ciclistas atravessam por dia nos horários de pico.
Dois terrenos no lado do bairro Ponta Aguda serão desapropriados para depois de pronta a ponte, facilitar o fluxo pelo binário da Rua Chile e assim possa atender a nova demanda de veículos. O projeto está em fase final de aprovação e durante as obras previsas para iniciarem no segundo semestre e serem concluídas em um ano, ela não será fechada.
Confira a apresentação do projeto no Salão Nobre da prefeitura. As imagens são de Jaime Batista da Silva.