A ASGUARD (Associação da Guarda Municipal de Blumenau e Região Metropolitana do Vale do Itajaí), convocou uma assembleia a partir das 9h30min desta terça-feira (2/04/19), para deliberar sobre os caminhos a serem tomados pela categoria, entre eles a paralisação da categoria. A segunda chamada é às 10h e durante esse período, as atividades do trânsito estarão paradas..
O encontro será na sede da ASGUARD, localizada junto ao departamento de trânsito, na rodoviária de Blumenau. O motivo é o não cumprimento da entrega do projeto do plano de carreira, cargos e salários, pelo SETERB dentro do prazo acordado.
Durante a reunião será aprovada a contratação de um advogado para representar a associação em uma ação judicial contra o executivo municipal e demais responsáveis em referência as demandas da categoria, que estão pendente e sem solução. Se não houver um acordo, a guarda de trânsito pode paralisar as atividades.
Isso significa que pode não ter guardas orientando o trânsito nos horários de maior movimento (incluindo escolas), quando ocorrem acidentes ninguém irá fazer o laudo ou atender, qualquer problema em uma via ficará sem ser resolvido, entre outras desvantagens.