O transporte de umidade do mar para o continente mantém o céu encoberto com rápidas aberturas de sol em Blumenau nesta quarta-feira (27/03/19). Há condição para chuvisco fraco e isolado a qualquer momento do dia. A temperatura máxima deve ficar entre 23 e 25°C. Ventos fracos a moderados de sudeste.
Santa Catarina – Do oeste ao sul de Santa Catarina, variação de nuvens com aberturas de sol. Nas demais regiões, muitas nuvens com chuva fraca e isolada, principalmente à noite. Temperatura amena, com maior elevação no Litoral Sul, aproximando-se de 30°C. Vento sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul. Sistema alta pressão (massa de ar frio) predomina no sul do Brasil. Cavado (baixa pressão) no litoral de SP influencia o tempo no norte catarinense .
Quinta-feira (28)
Blumenau – A circulação marítima se intensifica mantendo a instabilidade, há condição para chuva fraca e ocasional e a cobertura de nuvens persiste ao longo do dia, sem aberturas de sol. A temperatura varia pouco ao longo do dia com a mínima entre 19 e 21°C e máxima entre 24 e 26°C. Ventos fracos de leste.
Santa Catarina – Variação de nuvens com aberturas de sol principalmente à tarde, do oeste ao sul. Nas demais regiões, muitas nuvens com chuva fraca e isolada no início e fim do dia. Temperatura em elevação durante o dia, principalmente no Oeste e Litoral Sul. Vento sudeste virando para nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral. Sistema de alta pressão com centro no mar predomina no sul do Brasil. Cavado (baixa pressão) no litoral de paulista influencia o tempo no norte.
Sexta-feira (29)
Blumenau – Tempo instável devido ao deslocamento de umidade do mar em direção ao continente. O céu permanece com muitas nuvens e a condição para chuva fraca ao longo do dia se mantém. A temperatura não varia devido a cobertura de nuvens e a mínima oscila entre 18 e 20°C e máxima entre 24 e 26°C. Ventos fracos a moderados de leste.
Santa Catarina – Nas regiões que abrangem do oeste ao sul do Estado, deve haver variação de nuvens com aberturas de sol. Nas outras, muitas nuvens com chuva fraca e isolada no início e fim do dia. A temperatura aumenta durante o dia, principalmente no Oeste e Litoral Sul. O vento sudeste vira para nordeste, de fraco a moderado, com rajadas no Litoral. Sistema de alta pressão com centro no mar predomina no sul do Brasil. Cavado (baixa pressão) no litoral de São Paulo influencia o tempo no norte catarinense.
Sábado (30)
Blumenau – Entre a madrugada de manhã de sábado o deslocamento de umidade do mar mantém a condição para chuva fraca, no entanto, a partir da tarde a circulação marítima perde intensidade permitindo algumas aberturas de sol. A temperatura mínima varia entre 19 e 21°C e máxima de 27 a 29°C.
Santa Catarina – No oeste, sol com aumento de nuvens, enquanto no sul, chove à noite. Na Grande Florianópolis e norte, sol com muitas nuvens, com chance de chuva fraca e isolada na madrugada. A temperatura aumenta, com vento nordeste, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no Litoral Sul.
Domingo (31)
Blumenau – O sol aparece por mais momentos entre a manhã e tarde, mas o avanço de uma frente fria no fim do dia favorece a condição para pancadas de chuva com trovoadas. A temperatura mínima de ficar em torno do 20°C e máxima não passar dos 29°C.
Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens no oeste e novamente deve chover no sul à noite. O tempo fica com a mesma condição do dia anterior, com sol e muitas nuvens na Grande Florianópolis, mas durante a madrugada há chance de chuva fraca e isolada. Temperatura mais elevada, vento nordeste, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no Litoral Sul.
Tendência para SC, entre 1º e 10 de abril de 2019
Nos primeiros dias de abril, uma frente fria provoca chuva isolada em SC, seguida de uma massa de ar mais frio ocasionando temperaturas amenas nas madrugadas. Nos dias seguintes, período marcado por tempo mais seco em SC, com chuva mal distribuída e de baixos volumes. As massas de ar frio avançam para o sul do Brasil com maior intensidade em relação ao mês de março, favorecendo temperaturas baixas em SC e condição de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul.
Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram